• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2016.tde-08092016-153324
Document
Auteur
Nom complet
Marcelo Sarra Nicolino
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Faria, Regis Rossi Alves (Président)
Garcia, Denise Hortência Lopes
Mendes, Eduardo Simões dos Santos
Titre en portugais
A espectromorfologia na análise da composição do desenho de som cinematográfico: um estudo de caso 
Mots-clés en portugais
cinema
espectromorfologia
partitura de escuta
sound design
trilha sonora
Resumé en portugais
Este trabalho estuda a utilização da ferramenta gráfica de análise espectromorfológica desenvolvida por Lasse Thoresen como auxiliar na análise da composição do sound design cinematográfico, com o desenvolvimento de partituras de escuta. Avaliamos uma forma de notação dos eventos sonoros presentes na trilha sonora cinematográfica com a adaptação desta ferramenta de notação, partindo da identificação dos critérios apontados por técnicas de análise audiovisual, aliadas posteriormente às metodologias de análise do objeto sonoro comumente utilizadas na música eletroacústica. Como estudo de caso, realizamos as transcrições espectromorfológicas de cinco sequências do filme A Conversação (1974), dirigido por Francis Ford Coppola, e desenho de som de Walter Murch, destacando pontos formadores do contrato audiovisual.
Titre en anglais
The sound design' spectromorphology: the listening score as a tool to analyze the cinematic sound design composition
Mots-clés en anglais
film
listening score
sound design
soundtrack
spectromorphology
Resumé en anglais
This paper studies the use of the spectromorphological analysis graphical tool developed by Lasse Thoresen as an aid in analyzing the composition of the cinematic sound design with the development of listening scores. We evaluate a notation form of sound events present in the film soundtrack by adapting the notation tool, starting from the identification of the criteria set out by techniques of audiovisual analysis combined with the analysis methodology of the sound object commonly used in electroacoustic music. As a case study, we made the spectromorphological transcription for five sequences of the film The Conversation (1974), directed by Francis Ford Coppola, and sound designed by Walter Murch, highlighting the audiovisual contract building points
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-09-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.