• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-08052017-104959
Documento
Autor
Nombre completo
Leandro Pfeifer
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Salles, Pedro Paulo (Presidente)
Pinto, Ivan Vilela
Silva, Salomão Jovino da
Título en portugués
Ecos da Paulistânia na educação: processos de inclusão da diversidade musical em contextos de formação
Palabras clave en portugués
Cultura caipira
Cultura popular
Educação musical
Formação de educadores
Paulistânia
Resumen en portugués
Imerso no universo das culturas populares da área cultural caipira e ciente da aridez desses conteúdos e formas de transmiti-los nos espaços formais e informais de ensino, um grupo de artistas se debruça em pesquisas e vivências que dialogam com manifestações da cultura popular da região Sudeste. Após essa imersão, propõe o projeto Ecos da Paulistânia, um recorte de sonoridades e passagens históricas fundamentais sobre a formação cultural de uma região que muitos autores denominam como Paulistânia. Obtendo duas aprovações dessa proposta em editais paulistas no âmbito estadual, o grupo intensifica a pesquisa, envolvendo artistas e professores, especialmente músicos com significativa atuação na temática, para auxiliarem na concepção de arranjos musicais e narração de histórias a fim de se registrar todo o material em CD, intitulado com o nome do projeto. Assim, para difundir essa proposta, promovem apresentações musicais e vivências de cultura popular, as quais revelam um campo altamente fértil de atuação que dialoga com demandas educacionais. Dessa forma, o projeto encontra dois focos de atuação, em longo prazo, que despertam possibilidades de análise e argumentação para a presente pesquisa: uma formação de educadores, em Franco da Rocha/SP, dentro do Programa Mais Educação; e o trabalho com jovens e crianças no Projeto OCA (Oficinas Culturais Anchieta), em Embu das Artes/SP. Para esta dissertação, destacamos a reflexão sobre possíveis contribuições promovidas pelas vivências de culturas populares da área cultural caipira nos espaços educacionais citados e possíveis caminhos de formação para realização do trabalho de educação musical proposto. Ainda objetivamos constatar os méritos e as dificuldades da proposta, levando em conta prováveis vínculos dos conteúdos com referências da formação cultural do público-alvo. Para cada manifestação da cultura popular abordada nas formações, realizaremos um relato de experiência apoiado em suporte teórico, dissertando também sobre os grupos, artistas, comunidades e instituições que serviram de referência para o trabalho.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Caipira culture
Educator training
Musical education
Paulistânia
Popular culture
Resumen en inglés
Immersed in the universe of the popular cultures of the provincial ("caipira") cultural area and aware of the sensitivity of this subject and of the means to transmit it in formal and informal education spaces, a group of artists focused on research and experiences that dialogue with popular culture manifestations in the Southeastern region of Brazil. After this immersion, the group proposed the project Echoes of Paulistânia, a clipping of sonorities and central historical landmarks of the cultural background of a region that many authors call Paulistânia. This proposal obtained two approvals in São Paulo state level public notices, and the group intensified the research involving artists and teachers, especially musicians with significant experience in acting on the issue, to assist in the design of musical arrangements and storytelling in order to register all the material on CD, which is titled with the project name. Thereby, to disseminate this proposal, they promote musical performances and popular culture experiences, which reveal a highly fertile field of action that dialogues with educational demands. Thus, the project has two long term action focuses that raise possibilities of analysis and argumentation for this research: an educator training program, in Franco da Rocha/SP, in the More Education ("Mais Educação") Program; and the work with children and young people in the OCA Project (Oficinas Culturais Anchieta, Cultural Workshops Anchieta), in Embu das Artes/SP. For this dissertation, we emphasize the reflection on the possible contributions promoted by the experiences with popular cultures of the provincial ("caipira") cultural area in the aforementioned educational spaces as well as on the possible training paths for carrying out the proposed musical education work. Also, our aim is to detect the merits and difficulties of the proposal, taking into account probable links of the content with references to the cultural background of the target audience. For each manifestation of popular culture addressed in training, we will conduct an experience report supported by theoretical basis, also remarking on the groups, artists, communities and institutions that served as a reference for the work.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
LEANDROPFEIFERVC.pdf (4.82 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-05-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.