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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-07112017-155453
Documento
Autor
Nome completo
Rafaela Rohsbacker Gonzalez Nunes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Valente, Heloísa de Araújo Duarte (Presidente)
Coli, Juliana Marília
Mattos, Wladimir Farto Contesini de
Título em português
Voz-ruído na canção popular brasileira: a expressividade das vozes femininas do samba-canção da década de 1950
Palavras-chave em português
expressividade
qualidade vocal
samba-canção
voz-ruído
Resumo em português
A canção conta com o colorido das qualidades vocais de seus intérpretes, que através de diferentes sonoridades desempenham papel na expressividade e na construção de seu sentido. Dentre estas sonoridades estão as vozes-ruído, entendidas nesta pesquisa como qualidades vocais que apresentam ruído sonoro junto ao tom vocal. O presente estudo tem como objetivo investigar os aspectos intrínsecos do som proveniente de tais vozes - características fisiológicas, acústicas, psicoacústicas e psicodinâmicas -, e propor um levantamento de categoria, investigando sua relação com a expressividade da voz cantada através de uma escuta analítica. O recorte desta pesquisa compreende o modelo de canto popular brasileiro, no repertório do samba-canção da década de 1950, nas vozes de Dalva de Oliveira, Ângela Maria, Dolores Duran e Maysa. Os resultados apontam para o papel das qualidades vocais das intérpretes na construção do sentido da canção, onde a voz-ruído e sua sonoridade antagônica ajudam a delinear um estado emotivo expresso pela letra, assim como sugerem a identificação das cantoras às vertentes estéticas do samba-canção vigentes no período estudado.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
expressivity
noise voice
samba-canção
voice quality
Resumo em inglês
The song counts on the color of the voice qualities of its performers, who through different sonorities play a role in expressiveness and in the construction of its meaning. Among these sonorities are the noise voices, understood in this research as voice qualities that present sonorous noise next to the vocal tone. The present study aims to investigate the intrinsic aspects of the sound coming from such voices - physiological, acoustic, psychoacoustic and psychodynamic characteristics - and to propose a category survey, investigating its relation with the expressiveness of the singing voice through an analytic listening. This research includes the popular Brazilian singing model, in the repertoire of the samba-canção of the 1950s, in the voices of Dalva de Oliveira, Ângela Maria, Dolores Duran and Maysa. The results point to the role of the voice qualities of the performers in the construction of the meaning of the song, where the noise voice and its antagonistic sonority help to delineate an emotional state expressed by the lyrics, as well as suggest the identification of the singers to the aesthetic aspects of the samba-canção during the study period.
 
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Data de Publicação
2017-11-07
 
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