• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-07052009-124351
Document
Auteur
Nom complet
Susie Becker
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Costa, Rogério Luiz Moraes (Président)
Bastos, Maria Helena Franco de Araujo
Mello Filho, Silvio Ferraz
Titre en portugais
A voz contemporânea
Mots-clés en portugais
Estética musical
Voz contemporânea
Voz contemporânea século XX
Resumé en portugais
Este trabalho busca o entendimento da voz contemporânea, enquanto expressão musical: sua forma, significado, sua gênese histórica. Tenta configurar a voz contemporânea como uma realidade artística da música vocal do século XX, sobretudo a partir da segunda metade, e que se estende até nossos dias. Por estar a voz intimamente ligada a um corpo, que por sua vez relaciona-se existencialmente com a moral, política, filosofia, arte, da época em que vive, e, intimamente vinculada à escuta, que também se relaciona existencialmente com todas as transformações do século XX, a voz irá, da mesma forma, transformar-se substancialmente enquanto estética musical, justamente na medida em que o corpo e a escuta se transformam. Entender essas transformações do corpo, da escuta e da voz, numa perspectiva histórica, filosófica e artística, para compreender a forma a que chegou a voz na contemporaneidade, enquanto uma realidade artística manifestada em vários trabalhos vocais principalmente a partir dos anos 60 do século XX, é o objetivo deste trabalho.
Titre en anglais
A voz contemporânea
Mots-clés en anglais
Estética musical
Voz contemporânea
Voz contemporânea século XX
Resumé en anglais
This work focuses on the comprehension of contemporary voice as a musical expression: its form, its meaning, and its historical origin. We intend to portrait it as an artistic reality of the vocal music in the 20th century, particularly since the 60s until nowadays. Since the voice is intimately connected to the body, which, by its turn, is related to a wide range of cultural aspects and transformations of its time, like morality, politics, philosophy, arts, and also the act of listening, therefore, it will be affected by the same changes occurred in the century - in terms of musical aesthetics, because the body and the listening will change as well. It is our goal to analyze these changes concerning the body, the listening and the voice, through a historical, philosophical and artistic approach, in order to comprehend the actual condition of contemporary voice, as an artistic reality expressed in many vocal works since the 60s.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
1729731.pdf (1.91 Mbytes)
Date de Publication
2009-07-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.