• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-07032014-153837
Documento
Autor
Nome completo
Maria Clara Bastos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Castro, Marcos Camara de (Presidente)
Machado Neto, Carlos Gonçalves
Pinto, Ivan Vilela
Título em português
Processos de composição e expressão na obra de Itamar Assumpção
Palavras-chave em português
Análise Musical
Canção Popular
Contrabaixo
Itamar Assumpção
Performance
Resumo em português
Este trabalho estuda a obra de Itamar Assumpção, investigando os principais procedimentos de composição musical utilizados, bem como a relação que possuem com suas vivências pessoais de aprendizagem musical e teatral. Sua obra promove algumas sínteses de materiais musicais e poéticos da tradição popular brasileira e internacional, referencias que são reelaboradas no processo de criação de suas canções. São demonstradas e analisadas a confluência e a atrelagem que existe entre a ação da performance e oito matrizes composicionais identificadas ao longo das diferentes fases de sua obra.
Palavras-chave em inglês
Double bass
Itamar Assumpção
Musical analysis Musical analysis.
Performance
Popular songwriting
Resumo em inglês
This paper studies the music of Itamar Assumpção, exploring not only the compositional procedures employed, but also their relation to the artist's musical and theatrical life experiences. Assumpção's work harmonizes musical and poetic material from the Brazilian and international popular tradition, a synthesis that is reconstructed in the process of songwriting. This paper demonstrates and analyzes the confluence and interconnection between the act of performance and eight compositional structures identified throughout different phases of his work.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MariaClaraBastos.pdf (3.46 Mbytes)
Data de Publicação
2014-03-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.