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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-07032013-105242
Documento
Autor
Nome completo
Flávia Figueira da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Monteiro, Eduardo Henrique Soares (Presidente)
Marun Filho, Nahim
Shimabuco, Luciana Sayure
Título em português
Bagatelas op. 119 de Beethoven:  um estudo interpretativo
Palavras-chave em português
Bagatelas op. 119
Beethoven
Classicismo
Piano
Práticas interpretativas
Resumo em português
O presente trabalho trata de questões relativas à interpretação musical das Bagatelas op. 119 de Beethoven. São abordados assuntos como: dificuldades técnicas, andamentos, dinâmica, fraseado, articulação, pedalização, entre outros. A finalidade é ressaltar alguns detalhes de estrutura e de notação utilizados pelo compositor que podem ajudar e enriquecer o processo de construção de uma interpretação musical desta obra. Discorre-se também sobre as circunstâncias que levaram Beethoven a compor suas Bagatelas, primeiras edições e o paradeiro de alguns dos esboços e manuscritos relativos a essas obras. Esta dissertação utiliza os textos musicais de duas das mais conceituadas edições da obra disponíveis no mercado (G. Henle Verlag, de 1970 e Wiener Uxtert/Schott Universal Edition, de 1973) e é fundamentada em trabalhos de especialistas da área, notadamente, Sandra Rosenblum (Performance Practices in Classic Piano Music), Barry Cooper (Beethoven's Portfolio of Bagatelles) e Alan Tyson (The First Edition of Beethoven's op.119 Bagatelles).
Palavras-chave em inglês
Bagatelles op. 119
Beethoven
Classicism
Performance Practices
Piano
Resumo em inglês
The present work deals with issues concerning the musical interpretation of Beethoven's Bagatelle op. 119. Were approached subjects such as technical demands, tempo, dynamic, phrasing, articulation, pedaling, among others. The goal is to bring out some of the composer's structural and notational details, which may help and enrich the process of creating a musical interpretation of this piece. It has also been discussed on the circumstances that led Beethoven to compose his Bagatelles, first editions and whereabouts of some of the sketches and manuscripts relating to these works. This essay uses the musical scores of two of the most prestigious editions available (G. Henle Verlag, 1970 and Wiener Uxtert/Schott Universal Edition, 1973) and is based on works from experts in the field, notably, Sandra Rosenblum (Performance Practices in Classic Piano Music), Barry Cooper (Beethoven's Portfolio of Bagatelles) and Alan Tyson (The First Edition of Beethoven's op.119 Bagatelles).
 
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Data de Publicação
2013-03-07
 
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