• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-05112014-111209
Documento
Autor
Nombre completo
Renata Pereira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Monteiro, Eduardo Henrique Soares (Presidente)
Hora, Edmundo Pacheco
Lucas, Monica Isabel
Rónai, Laura Tausz
Videira Junior, Mario Rodrigues
Título en portugués
Gosto ou licença? Como interpretar as Suite Sonates de Jacques Martin Hotteterre - Le Romain através da flauta doce
Palabras clave en portugués
belas-artes
flauta doce
gênio
gostos reunidos
Hotteterre
licença, imitação
maneira
suite sonate
Resumen en portugués
A pesquisa para a elaboração da tese "Gosto ou Licença? Como interpretar as suite sonates de Jacques Martin Hotteterre - Le Romain (1674-1763) através da flauta doce" teve por finalidade investigar se a forma híbrida da música instrumental europeia - suite sonate [suitte sonate] do compositor francês setecentista - foi um exemplo precursor do gênero que conhecemos como gostos reunidos. Os objetos estudados são de fundamental importância, pois no século XVIII fomentaram a criação de um novo estilo musical nacional, o estilo alemão. Para tal contextualização, foi necessária a busca pelos significados dos termos 'gosto', 'gênio', 'maneira', 'estilo' e 'licença', relacionados ao conceito de imitação da natureza nas artes setecentistas através da fundamentação teórica de Charles Batteux (1713-1780), apresentando neste texto uma teoria do percurso do termo 'gosto'. Essa transformação do termo 'gosto' está presente tanto no âmbito da criação da obra quanto no da execução - interpretação da prática musical do período barroco. Por essa razão, esse texto avalia os elementos cabíveis a uma interpretação atual de um texto musical setecentista. Dessa forma, além dos conceitos teóricos e práticos, será possível conhecer também a grande contribuição do flautista e compositor francês para a sua arte, como sua preocupação didática em seu tratado, em seu manual, além de seu cuidado não usual de prover informações de execução em suas partituras; sua expressiva e repleta de licenças música de câmara; sua inventividade na reunião de dois estilos musicais setecentistas; e sua responsabilidade nas mudanças da técnica flautística da época.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
fine arts
genie
Hotteterre
license
manner
mimesis
mixed taste
recorder
suite sonate
Resumen en inglés
The research for writing this dissertation, titled "Taste and Licence? How to interpret the Jacques Martin Hotteterre - Le Romain (1674-1763) sonates on the recorder", was meant to investigate whether a hybrid European instrumental music form - suite sonate [suitte sonate] by the eighteenth century composer - was a forerunner example of the genre we know as Reunited Styles. The objects studied herein have great importance, because they promoted a new musical style created in the eighteenth century, the German style. For such context, it was necessary to investigate the meanings of terms such as 'taste', 'genius', 'manner', 'style', and 'license', related to the seventeenth century arts' concept of imitation of nature, as per the theoretical fundaments by Charles Batteux (1713-1780). A theory about the course of the term 'taste' is presented in this dissertation. Such transformation of that term can be found both in the creation of the musical work and in its execution - baroque music historically informed performance. For the aforementioned reasons, this dissertation assesses the appropriate elements necessary for a contemporary interpretation of an eighteenth century musical text. Thus, besides the theoretical and practical concepts, it will be possible to know the French composer and flautist's greatest contribution to his art: the didactic concerns in his treatise, in his practical guide, as well as having the unusual care to provide performance information in his scores; his chamber music, so expressive and filled with licenses; his resourcefulness when uniting two eighteenth century musical styles and his part in the flute technique changes in that time
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
RenataPereiraVC.pdf (49.05 Mbytes)
Fecha de Publicación
2014-11-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.