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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-05112014-111209
Documento
Autor
Nome completo
Renata Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Monteiro, Eduardo Henrique Soares (Presidente)
Hora, Edmundo Pacheco
Lucas, Monica Isabel
Rónai, Laura Tausz
Videira Junior, Mario Rodrigues
Título em português
Gosto ou licença? Como interpretar as Suite Sonates de Jacques Martin Hotteterre - Le Romain através da flauta doce
Palavras-chave em português
belas-artes
flauta doce
gênio
gostos reunidos
Hotteterre
licença, imitação
maneira
suite sonate
Resumo em português
A pesquisa para a elaboração da tese "Gosto ou Licença? Como interpretar as suite sonates de Jacques Martin Hotteterre - Le Romain (1674-1763) através da flauta doce" teve por finalidade investigar se a forma híbrida da música instrumental europeia - suite sonate [suitte sonate] do compositor francês setecentista - foi um exemplo precursor do gênero que conhecemos como gostos reunidos. Os objetos estudados são de fundamental importância, pois no século XVIII fomentaram a criação de um novo estilo musical nacional, o estilo alemão. Para tal contextualização, foi necessária a busca pelos significados dos termos 'gosto', 'gênio', 'maneira', 'estilo' e 'licença', relacionados ao conceito de imitação da natureza nas artes setecentistas através da fundamentação teórica de Charles Batteux (1713-1780), apresentando neste texto uma teoria do percurso do termo 'gosto'. Essa transformação do termo 'gosto' está presente tanto no âmbito da criação da obra quanto no da execução - interpretação da prática musical do período barroco. Por essa razão, esse texto avalia os elementos cabíveis a uma interpretação atual de um texto musical setecentista. Dessa forma, além dos conceitos teóricos e práticos, será possível conhecer também a grande contribuição do flautista e compositor francês para a sua arte, como sua preocupação didática em seu tratado, em seu manual, além de seu cuidado não usual de prover informações de execução em suas partituras; sua expressiva e repleta de licenças música de câmara; sua inventividade na reunião de dois estilos musicais setecentistas; e sua responsabilidade nas mudanças da técnica flautística da época.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
fine arts
genie
Hotteterre
license
manner
mimesis
mixed taste
recorder
suite sonate
Resumo em inglês
The research for writing this dissertation, titled "Taste and Licence? How to interpret the Jacques Martin Hotteterre - Le Romain (1674-1763) sonates on the recorder", was meant to investigate whether a hybrid European instrumental music form - suite sonate [suitte sonate] by the eighteenth century composer - was a forerunner example of the genre we know as Reunited Styles. The objects studied herein have great importance, because they promoted a new musical style created in the eighteenth century, the German style. For such context, it was necessary to investigate the meanings of terms such as 'taste', 'genius', 'manner', 'style', and 'license', related to the seventeenth century arts' concept of imitation of nature, as per the theoretical fundaments by Charles Batteux (1713-1780). A theory about the course of the term 'taste' is presented in this dissertation. Such transformation of that term can be found both in the creation of the musical work and in its execution - baroque music historically informed performance. For the aforementioned reasons, this dissertation assesses the appropriate elements necessary for a contemporary interpretation of an eighteenth century musical text. Thus, besides the theoretical and practical concepts, it will be possible to know the French composer and flautist's greatest contribution to his art: the didactic concerns in his treatise, in his practical guide, as well as having the unusual care to provide performance information in his scores; his chamber music, so expressive and filled with licenses; his resourcefulness when uniting two eighteenth century musical styles and his part in the flute technique changes in that time
 
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RenataPereiraVC.pdf (49.05 Mbytes)
Data de Publicação
2014-11-05
 
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