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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-03122018-152634
Documento
Autor
Nome completo
José Guilherme Allen Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira (Presidente)
Arango, Julian Jaramillo
Costa, Rogério Luiz Moraes
Obici, Giuliano Lamberti
Scarassatti, Marco Antonio Farias
Título em português
Práticas de luteria na música experimental brasileira
Palavras-chave em português
Cultura material
Desobediência tecnológica
Gambiarra
Gatorra
Luteria experimental
Música experimental
Readymade
Resumo em português
Este trabalho faz um levantamento da produção brasileira de luteria experimental, com ênfase na produção realizada ao longo das últimas duas décadas. Inicialmente é delineado um panorama de referências relacionadas com este tido de produção na literatura europeia e estadunidense, assim como discutida a atuação de alguns artistas e criadores fundamentais para o estabelecimento de práticas de luteria experimental no século XX. No segundo capítulo faço um levantamento de referências sobre este tipo de produção no Brasil, assim como relaciono artistas em atividade no país nos últimos 20 anos, detalhando na maior parte dos casos algumas de suas obras. Partindo deste panorama, realizo um estudo mais aprofundado sobre o instrumento conhecido por gatorra, fabricado por Tony da Gatorra, artesão, técnico em eletrônica e músico gaúcho que criou seu instrumento nos anos 1990 a partir de materiais de sucata, componentes eletrônicos reaproveitados e da combinação de projetos de circuitos eletrônicos geradores de som. Por fim, relaciono a produção estudada com referenciais que lidam com a noção de cultura material, alguns dos quais já realizam uma aproximação com a atividade musical e artística.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Experimental Lutherie
Experimental Music
Gambiarra
Gatorra
Material culture
Readymade
Technological desobedience
Resumo em inglês
This work presents a survey on the Brazilian production of experimental lutherie, with emphasis on the production over the last two decades. A framework of references related to this production in the European and American literature is outlined as an introduction, as well as the works of some key artists and creators whose production influenced experimental instrument building practices in the 20th century. In the second chapter I make a survey of references on this type of production in Brazil, as well a profile of artists active in the country for the last 20 years, detailing in most cases some of his works. Based on this outline, I carry out a more detailed study on the instrument known as gatorra, manufactured by Tony da Gatorra, an artisan, technician and musician who created his instrument in the 1990s from scrap materials, reused electronic components and the combination of electronic circuits sound generators. Finally, I relate the production studied with references that deal with the notion of material culture, some of which already make an approximation with musical and artistic activity
 
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Data de Publicação
2018-12-03
 
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