• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2014.tde-01062015-155057
Documento
Autor
Nome completo
Helena Carreras Cabezas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Shimabuco, Luciana Sayure (Presidente)
Caznok, Yara Borges
Monteiro, Eduardo Henrique Soares
Título em português
Estudo sobre aspectos pianístico-pedagógicos desenvolvidos no primeiro volume do Játékok, de György Kurtág
Palavras-chave em português
György Kurtág
Játékok
Música Século XX
Pedagogia musical
Piano (Estudo e Ensino)
Resumo em português
Este trabalho se propõe a fazer, sob a perspectiva analítica da pedagogia instrumental, um estudo sobre o primeiro volume da coleção pianístico-pedagógica intitulada Játékok, de György Kurtág. O recorte de aspectos pianísticos e musicais que encontramos no Játékok - obra que se caracteriza pelo seu enraizamento nas linguagens contemporâneas e pela sua inspiração no universo infantil e no jogo - não são habitualmente tratados em obras com fins pedagógicos. Portanto, pretendemos investigar os conteúdos que se revelam valiosos e prioritários para Kurtág no campo da pedagogia instrumental, bem como analisar o modo como o compositor desenvolve esses conteúdos ao longo da coleção e suas implicações no desenvolvimento técnico e interpretativo do aluno ao piano. Para uma adequada consecução de tais objetivos, o trabalho se estrutura em quatro capítulos, sendo que os três primeiros contextualizam compositor, obra e referencial teórico para a análise. Assim, o primeiro capítulo, "György Kurtág e o Játékok", percorre a trajetória biográfica do compositor, destacando aqueles eventos que afetaram a particular conformação da obra; o segundo, "Horizontes pedagógicos em Játékok", trata de desvelar as aspirações pedagógicas do compositor através do estudo do prefácio da obra; o terceiro, "Referencial teórico para a análise do Játékok", apresenta os textos principais em que baseamos a análise pedagógica do Játékok, cada um deles representando um dos ângulos necessários para abordar as particularidades do nosso objeto de pesquisa, que são: a pedagogia e interpretação pianística e a pedagogia aplicada à literatura pianística do século XX; o quarto e último, "Análise de conteúdos pianístico-pedagógicos presentes no primeiro volume do Játékok", categoriza os conteúdos: a) Gesto; b) Concisão significativa/expressiva; c) Liberdade métrica e rítmica; d) Ouvido interno, condução melódica e sensibilidade física; e) Expressão dramática e desenvoltura performática; e explora cada um deles por meio da fundamentação teórica e da análise de algumas das peças do volume, a modo de exemplo. Por fim, "Considerações finais" contempla o processo da pesquisa, destaca os aspectos mais significativos do pensamento pedagógico de Kurtág e trata de sondar as possíveis questões pedagógicas levantadas pela obra. O trabalho justifica-se por contribuir para a bibliografia sobre Kurtág e o Játékok em língua portuguesa, praticamente inexistente, bem como por constituir uma pesquisa sobre pedagogia instrumental que amplia o espectro de possibilidades de ensino.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
György Kurtág
Játékok
Music Century XX
Musical Pedagogy
Piano (Study and Teaching)
Resumo em inglês
This work aims to study the pianistic content present in the first volume of György Kurtág's Játékok under the analytical perspective of the instrumental pedagogy. The pianistic and musical aspects we can find in Játékok - work that is characterized by its contemporary roots and for its inspiration both in children's universe as in the game - are not usually treated in works for teaching purposes. Therefore, we intend to investigate valuable and crucial contents for Kurtág in the field of instrumental pedagogy, furthermore examine how the composer develops these contents along his collection and which are the implications for the student development of technical and interpretive piano skills. In order to achieve these objectives, this work is divided into four chapters, taking into consideration that the first three contextualize composer work and theoretical framework for the analysis. Thus, the first chapter, "György Kurtág and Játékok" describes the biographic trajectory of the composer, highlighting those events that affected the particular conception of the piece; the second one, "Pedagogical Horizons in Játékok", comes to unveil the pedagogical aspirations of the composer through the study of the prefaces' work; the third, "Theoretical framework for analyzing Játékok" introduce the main texts on which we base the pedagogical analysis of Játékok, each of which represents one of the needed perspectives to be able to approach the particularities of our research goals: the pianistic pedagogy, the piano performance and the pedagogy applied to the pianistic literature of the twentieth century; the fourth one, "Analysis of pianistic and pedagogical contents in the first volume of Játékok", categorizes the contents: a) Gesture, b) Significant/expressive conciseness; c) Metric and rhythmic freedom; d) Internal hearing, melodic conduction and physical sensitivity; e) Dramatic expression and ease performance. And explores each one through the theoretical grounding and the analysis of some of the pieces in the volume, as examples. Finally, the "Final considerations" include the research process, highlighting the most significant aspects of the pedagogical thinking of Kurtág, and also tries to probe the pedagogical issues raised on the Játékok. The work is justified because of its contribution to the literature on Kurtág and Játékok in Portuguese language, practically nonexistent, as well as constitutes a research on instrumental pedagogy that broadens the spectrum of possibilities for education.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-06-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.