• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-01022010-204124
Document
Auteur
Nom complet
Cláudia Elena Siste
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Monteiro, Eduardo Henrique Soares (Président)
Biaggi, Emerson Luiz de
Toni, Flávia Camargo
Titre en portugais
A pesquisa em práticas interpretativas: estudos recentes nas universidades estaduais paulistas
Mots-clés en portugais
Interpretação
Música
Performance
Práticas interpretativas
Programas de pós-graduação em música
Resumé en portugais
Esta pesquisa tem como objetivo investigar e traçar o perfil dos trabalhos referentes a Práticas Interpretativas, no contexto dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Música, das universidades estaduais paulistas. Considera a forma de inserção de Práticas Interpretativas na estrutura dos programas dos referidos cursos, bem como o histórico da implantação dos programas, e analisa uma amostragem da produção acadêmica resultante, no período de 2002 a 2007, buscando estabelecer as tendências quanto a objeto de estudo e procedimentos metodológicos. Entre os procedimentos, procura demonstrar como e até que ponto a análise do material musical está sendo utilizada como ferramenta em prol da interpretação, bem como a escolha de abordagens mais apropriadas à especificidade das Práticas Interpretativas. Faz alusão, portanto, às discussões sobre as relações que podem se estabelecer entre interpretação e análise musical. Constata encontrar-se o segmento de Práticas Interpretativas ainda em processo de consolidação entre as áreas de concentração e linhas de pesquisa dos programas, e, por outro lado, a existência de uma produção significativa e crescente, a validar e acelerar essa consolidação.
Titre en anglais
Research in Performance Practices
Mots-clés en anglais
graduate programs in music
interpretation.
music
performance
performance practices
Resumé en anglais
The objective of this study is to examine and outline Performance Practices studies carried out in stricto sensu graduate music courses in State funded universities in the State of São Paulo. It looks at the place attributed to Performance Practices in the curricula of such courses and the historic development thereof, analyzing a sample of the resulting research and publications between 2002 and 2007, and trying to establish existing trends between the study object and methodological procedures. Within the context of procedures, the work attempts at demonstrating how and in how far the musical material employed is being used as a tool favoring interpretation, as well as choosing more appropriate approaches considering the specificity of Performance Practices. It refers therefore to the discussion about the relationship that may exist between interpretation and musical analysis. It can be said that the Performance Practices segment is still in a process of consolidating the main areas of studies and research, and on the other hand there is clear evidence of significant and growing production thus validating and accelerating the consolidation process.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2010-08-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.