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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-30102014-153449
Documento
Autor
Nome completo
Giuliano Lamberti Obici
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira (Presidente)
Andrade, Mario Celso Ramiro de
Basbaum, Sergio Roclaw
Prado, Gilberto dos Santos
Scarassatti, Marco Antonio Farias
Título em português
Gambiarra e experimentalismo sonoro
Palavras-chave em português
arte sonora
arte-mídia
design
experimentalismo
gambiarra
música experimental
Resumo em português
Este trabalho parte da constatação de que existe um lugar em que a música experimental e a arte sonora brasileira se encontram: a gambiarra. Com o objetivo de conhecer as dimensões e fronteiras desse lugar, a jornada desta pesquisa está dividida em três momentos. O primeiro, "Genealogia da gambiarra", visa introduzir as características gerais da gambiarra, relacionando-a com aspectos culturais globais e locais. O segundo momento, "Arte e gambiarra", aborda a gambiarra por duas perspectivas: "da arte" e "do som". "Da arte" explica como o termo gambiarra deixa de ser uma expressão de uso exclusivo às soluções improvisadas do cotidiano para se tornar presente no fazer e pensar artístico brasileiro, em especial no campo da arte-mídia e midiativismo; "do som" ilustra uma série de técnicas e aspectos do experimentalismo sonoro que remetem ao modus opperandi da gambiarra. O terceiro capítulo, "Artistas do sonoro", apresenta o repertório que impulsionou a escrita desta tese, o qual torna evidente esse lugar comum entre música experimental e arte sonora brasileira. A jornada termina com a formulação de uma ferramenta de análise que busca evidenciar regimes do sonoro quanto ao uso de materiais e dispositivos técnicos
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
design
experimental music
experimentalism
Gambiarra
media art
sound art
Resumo em inglês
This work originates from the observation that there is a place in Brazilian society where music and sound art collide: the Gambiarra. In order to trace the dimensions and boundaries of this subject, the journey of this research is divided into three chapters. The first "Gambiarra's genealogy" introduces the concept and the characteristics of Gambiarra, relating it to global and local cultural aspects. The second "Art and Gambiarra" addresses two perspectives: art and sound. The "art" perspective explains how the term Gambiarra - which is normally related to the everyday improvisation of solutions from the lack of tools and materials - starts to be a reference in the Brazilian art field, particularly in those of media art and media activism from the beginning of 2000. The "sound" perspective illustrates techniques and aspects of experimentation in the field of sound which refers to Gambiarra's way. The third chapter, "Artists" presents the repertoire that drove the writing of this thesis, which shows the overlap between Brazilian experimental music and sound art. The journey ends by drawing an analytical scheme based on the use of materials and technical devices that allow us to look back at the repertoire from another perspective.
 
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Data de Publicação
2014-10-30
 
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