• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-29062015-144852
Documento
Autor
Nombre completo
Marcos Rossetti Ferreira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Ricciardi, Rubens Russomano (Presidente)
Berg, Silvia Maria Pires Cabrera
Picchi, Achille Guido
Castro, Marcos Camara de
Corvisier, Fátima Graça Monteiro
Título en portugués
O processo inventivo dos 25 solfejos de Muzico e moderno systema para solfejar de Luís Álvares Pinto e de 34 peças selecionados do calendário do som de Hermeto Pascoal - aproximações estético-poéticas e questões editoriais
Palabras clave en portugués
Acompanhamento harmônico
Hermeto Pascoal
Luís Álvares Pinto
Poética e estética musical
Procedimento composicional
Resumen en portugués
Nossa tese contempla a abordagem de dois problemas inter-relacionados: 1) pensar sobre as analogias poéticas nos procedimentos composicionais entre dois ciclos de obras de autores de épocas distintas, Luís Álvares Pinto e Hermeto Pascoal; 2) realizar uma edição crítica destas pequenas peças musicais com seus acompanhamentos harmônicos realizados enquanto intervenções inventivas, viabilizando o acesso às obras por parte de um número maior de intérpretes-executores através da resolução dos elementos em aberto, uma vez que, no caso de Luís Álvares Pinto, há duetos que pressupõem trios e, no caso de Hermeto Pascoal, há uma voz solista que pressupõe duetos. Primeiramente, trabalhamos as questões confluentes e os elementos composicionais análogos que surgem quando aproximamos: 1) os 25 solfejos a duas vozes de Luís Álvares Pinto, parte final de seu tratado didático Muzico e Moderno Systema para Solfejar, de 1776; 2) 34 lead sheets selecionadas do Calendário do som, um manuscrito de 366 peças compostas por Hermeto Pascoal, entre 23 de junho de 1996 e 23 de junho de 1997, uma obra que contempla a composição de uma peça por dia ao longo de um ano. Visamos, assim, indagar sobre os procedimentos composicionais que transcendem realidades historicamente diferenciadas. Segundo, confeccionamos uma edição crítica das partituras de ambos os ciclos de obras destes dois compositores nordestinos e reconhecidos como músicos referenciais por seus pares em suas épocas, com a realização das harmonias. Outro objetivo importante é a aplicabilidade prática da tese: disponibilizar aos músicos intérpretes-executores interessados de dentro e fora da academia as partituras destas obras por nós editadas, viabilizando suas performances. Entendemos que esta última etapa de nossa tese representa um resultado efetivo e significativo de nossa pesquisa, cumprindo assim o papel acadêmico - ao lado do ensino e da pesquisa - de estender os resultados dos conhecimentos produzidos na universidade à comunidade na forma de prestação de serviços. O trabalho está inserido na linha de pesquisa: Música Brasileira: história, interpretação-execução, processos composicionais e editoriais do Grupo de Pesquisa do CNPq: Poíesis, Práxis e Theoria em Música, sob coordenação do nosso orientador.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Compositional procedures
Harmonic accompaniment
Hermeto Pascoal
Luís Álvares Pinto
Musical poetics and aesthetics
Resumen en inglés
Our thesis approaches two interrelated issues: 1) we discuss poetic analogies in compositional procedures that appear in two cycles of compositions by two different authors of distinct periods, Luís Álvares Pinto and Hermeto Pascoal; 2) We prepare a critical edition of these pieces with their harmonic accompaniment worked out in inventive interventions that make them accessible to a larger number of interpreters-performers. First, we work with confluent questions and analogous compositional elements that arise as we approach the 25 solfeggios in two voices by Luís Álvares Pinto and the 34 lead sheets retrieved from the Calendário do som . The 25 solfeggios belong to the final part of the didactic treaty Muzico e Moderno Systema para Solfejar, from 1776. The Calendário do som is a manuscript of 366 pieces composed by Hermeto Pascoal between 23 June 1996 and 23 June 1997, covering the composition of one piece a day along a year. We aim, thus, to inquire about the compositional procedures that transcend different historic realities. Secondly, we prepare a critical edition of the scores of the works that have been researched, and that contain realizations of the open elements. Thus, the practical application of the thesis: to make their performance feasible to a larger range of interested musicians, from within or outside the Academy. We understand that this last part of our thesis represents an effective and meaningful result of our research, playing in this way the academic role - besides teaching and research - of extending the knowledge produced at the university to the community, as a service provision. The work pertains to the research line: Brazilian Music: history, interpretation-performance, compositional and editorial processes of the CNPq Research Group: Poíesis, Práxis and Theoria in Music, coordinated by our supervisor.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-06-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.