• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-27022019-151342
Documento
Autor
Nombre completo
Filipe Daniel Fonseca dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Souza, Susana Cecilia Almeida Igayara de (Presidente)
Pinto, Carlos Alberto Figueiredo
Silva, Lutero Rodrigues da
Título en portugués
Ópera Le Fate de Henrique Oswald: edição crítica a partir dos manuscritos autógrafos
Palabras clave en portugués
Edição Musical
Henrique Oswald
Le Fate
Música Brasileira
Ópera
Resumen en portugués
O objetivo deste trabalho é apresentar uma edição crítica da ópera Le Fate (1902-1903), de Henrique Oswald (1952-1931), a partir dos manuscritos autógrafos encontrados na Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, no Arquivo Nacional e na Biblioteca Nacional, ambos no Rio de Janeiro. Para isso utilizamos o método do textobase como apresentado por Figueiredo em seu trabalho sobre as teorias e práticas editoriais aplicadas à música sacra brasileira dos séculos XVIII e XIX, apoiado por outros autores que abordam o assunto da edição crítica, como Grier, no âmbito musical, Cambraia e Spina, no campo literário. No decorrer de nosso trabalho fazemos uma análise dos manuscritos e apresentamos uma edição do libreto e da partitura, ambos com seus aparatos críticos, precedidos por uma discussão dos problemas encontrados e dos critérios utilizados para resolvê-los. Além disso, apresentamos algumas informações para a identificação do libretista, Eduardo Filippi, fornecendo subsídios para futuras pesquisas sobre este autor, pois até o momento não encontramos nenhum trabalho que apresentasse qualquer informação sobre ele. A edição da ópera Le Fate, assim como de qualquer outra obra deste porte, apresenta vários desafios ao editor, com relação às necessárias correções e modificações implícitas na atividade de edição crítica musical. Seguindo a bibliografia especializada, buscamos a definição da melhor metodologia de trabalho e a análise crítica, apoiada pelo conhecimento da obra, do estilo e do compositor, adquirido ao longo da pesquisa.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Brazilian Music
Henrique Oswald
Le Fate
Music Editing
Opera
Resumen en inglés
The aim of this work is to present a critical edition of the opera Le Fate (1902-1903), by Henrique Oswald (1952-1931), from the autograph manuscripts found in the Library of the School of Communication and Arts at the University of São Paulo, in the National Archive, and the National Library, both in Rio de Janeiro. For this purpose we used the copy-text method as presented by Figueiredo in his work on the theories and editorial practices applied to Brazilian sacred music of the 18th and 19th centuries, supported by other authors who address the subject of the critical editing, such as Grier in the musical sphere and Cambraia and Spina in the literary field. In the course of this work we analyze the manuscripts and present an edition of the libretto and the score, both with their critical apparatus, preceded by a discussion of the problems encountered and the criteria used to solve them. In addition, we present some information for the identification of the librettist, Eduardo Filippi, providing a contribution for future research on this author, for so far as this moment, we have not found any work that presents any information about him. Editing the opera Le Fate, as well as any other work of this size, presents several challenges to the editor, regarding the required corrections and the modifications implied in the musical critical editing activity. Following a specialized bibliography, we sought the definition of the best working methodology and the critical analysis, supported by the knowledge of the work, the style and the composer, acquired throughout the research.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-02-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.