• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2013.tde-27022014-121821
Documento
Autor
Nombre completo
Mauricio Tadeu dos Santos Orosco
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Ricciardi, Rubens Russomano (Presidente)
Corvisier, Fernando Crespo
Costa, Gustavo Silveira
Gloeden, Edelton
Scarduelli, Fabio
Título en portugués
Concerto para violãoe orquestra de Francisco Mignone: edição crítica a partir da versão de Sérgio Abreu
Palabras clave en portugués
Francisco Mignone
revisão crítica
Sérgio Abreu
violão
Resumen en portugués
Esta tese aborda o Concerto para Violão e Orquestra de Francisco Mignone, ainda pouco conhecido do público e violonistas de modo geral, apesar de seu retorno gradativo aos programas de concerto durante a última década. Nosso trabalho abrangeu duas frentes: a revisão da obra como um todo e o estudo das sugestões de Sérgio Abreu para a parte solista, concebida como apoio às primeiras apresentações brasileiras. A revisão da parte orquestral, a partir do confronto entre fontes primárias, seguiu ideias centrais de James Grier em seu conceito do intérprete-editor, que intervém para prover uma partitura alinhada às suas fontes históricas, ao mesmo tempo de fácil leitura e realização. Contextualizamos as proposições violonísticas de Sérgio Abreu em meio a revisões representativas de outros repertórios por personagens referenciais do instrumento, com as análises iniciais balizadas em princípios gerais do estruturalismo de Arnold Schönberg e William Caplin. Posteriormente as confrontamos também com as fontes primárias do violão solista e contexto orquestral. Embora nossa meta principal tenha sido a revisão crítica deste Concerto, nossa dupla abordagem propiciou uma reflexão em torno de suas características centrais, com desfecho das análises em nossas considerações finais. Os resultados podem ser resumidos na ideia geral de que a revisão crítica se torna progressivamente um hábito do intérprete violonista a partir do século XX e, especificamente, na elaboração de nossa partitura crítica do Concerto, com proposições também de nossa parte.
Título en inglés
Concerto for guitar and orchestra of Francisco Mignone: critical edition from version Sérgio Abreu.
Palabras clave en inglés
critical review
Francisco Mignone
guitar
Sérgio Abreu
Resumen en inglés
This thesis addresses the Concerto para Violão e Orquestra (Concerto for Guitar and Orchestra) by Francisco Mignone, who is still little known to the public and guitarists in general despite his increasing presence in concert programs during the last decade. Our research involved two fronts: the review of the work as a whole and the study of Sergio Abreu's suggestions regarding the soloist part, which were conceived as support to the first Brazilian presentations. The review of the orchestral part, based on the confrontation between primary sources, followed the central ideas of James Grier's concept about the interpreter-editor, who intervenes in the work in order to provide a score that is in line with the historical sources, and that is also easy to read and perform. We contextualize Sérgio Abreu's suggestions for the guitar amid representative revisions of other repertoires by referential interpreters with initial analyzes based on the general principles of Arnold Schönberg's and William Caplin's structuralism. Subsequently, we also confront Abreu's suggestions with the primary sources of the soloist guitar and with the orchestral context. Although our main goal was the critical review of this Concerto, our dual approach provided a reflection on its core characteristics, and the outcome of the analysis is in our final considerations. The results can be summarized in the general idea that, from the twentieth century, the critical review progressively becomes a habit of the interpreter guitarist and that it is specifically present in the elaboration of our critical score of the Concerto, which also incorporate suggestions given by us.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-03-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.