• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-26122018-114633
Documento
Autor
Nome completo
Pablo de Morais
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Videira Junior, Mario Rodrigues (Presidente)
Tomás, Lia Vera
Werle, Marco Aurélio
Título em português
A música em Hegel e Hanslick: transição de uma estética musical do conteúdo para uma estética musical da forma
Palavras-chave em português
Conteúdo
Estética musical
Forma
Hanslick
Hegel
Música instrumental
Resumo em português
Esta dissertação trata da questão do significado da música segundo a filosofia da arte de G. W. F. Hegel e as problematizações musicológicas de E. Hanslick, tendo como principal objetivo apresentar o modo como cada autor tratou desse tema, mas apontando alguns aspectos referentes à maneira como Hanslick dialogou com Hegel, e que estariam diretamente vinculados a uma transformação do modo de conceber a música autônoma instrumental, principalmente no que se refere ao significado da forma musical, em função da maneira como cada autor concebeu sua relação com o conteúdo tendo em vista que Hegel se posicionou como filósofo da arte e Hanslick como musicólogo. O cerne do trabalho está fundamentado na análise do capítulo referente à música dos Cursos de Estética, de Hegel, e na análise de Do Belo Musical, de Hanslick, assim como no repertório musical a que cada autor esteve exposto.
Título em inglês
Music in Hegel and Hanslick: transition from a Musical Aesthetic of Content to a Musical Aesthetic of Form
Palavras-chave em inglês
Content
Form
Hanslick
Hegel
Instrumental music
Musical aesthetics
Resumo em inglês
This dissertation deals with the question of the meaning of music according to the philosophy of art of G. W. F. Hegel and the musicological problematizations of E. Hanslick. The main objective is to present the way in which each author deals with this theme, but pointing out some aspects referring to the way Hanslick dialogued with the Hegelian aesthetics and that would be directly linked to a transformation of the way of conceiving autonomous instrumental music, especially with regard to the meaning of the musical form, in function of the way each author conceived its relation with the content, in view of the fact that Hegel was a philosopher of art and Hanslick a musicologist. The core of this work is based on the analysis of the chapter on music of Hegel's Lectures on Aesthetics and Hanslick's essay On the Musically Beautiful, as well as on the musical repertoire that both authors were exposed to.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
PablodeMoraisVC.pdf (27.04 Mbytes)
Data de Publicação
2018-12-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.