• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-25072018-154131
Documento
Autor
Nombre completo
Carlos Fernando Elías Llanos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Castro, Marcos Camara de (Presidente)
Amorim, Humberto
Antunes, Gilson Uehara Gimenes
Gloeden, Edelton
Reily, Suzel Ana
Título en portugués
Nem erudito, nem popular: por uma identidade transitiva do violão brasileiro
Palabras clave en portugués
Cânone do \"violão brasileiro\"
Etnomusicologia do violão
Violão e Identidade nacional
Resumen en portugués
A pesquisa apresenta o violão enquanto instrumento musical chave de leituras sociais, e sua performance enquanto dado etnográfico. Foram feitos questionamentos em torno da dimensão ideológica do assim chamado "violão brasileiro": a construção do(s) seu(s) discurso(s) e as relações de poder que implicam pensar em sua historiografia. Numa abordagem qualitativa, a tese baseia suas aproximações nas análises de teorias etnomusicológicas sobre os instrumentos musicais, numa amostra de teses e dissertações brasileiras focadas no violão, e entrevistas em profundidade com intérpretes, compositores, professores, luthiers, pesquisadores e jornalistas. Como resultado, nessa sistematização de atores, acepções e apropriações que o termo "violão brasileiro" suporta, apresenta-se categorias e modelos analíticos para compreender essa teia de instâncias sociais oriundas de uma "memória dos cordófonos dedilhados", memória esta reconhecida posteriormente no violão e que batizamos de "identidade transitiva".
Título en inglés
Neither classical, nor popular: for a "transitive identity" of the "Brazilian guitar"
Palabras clave en inglés
Canon of the "Brazilian guitar"
Ethnomusicology of the guitar
Guitar and National Identity
Resumen en inglés
The research presents the guitar as musical instrument and key reading in social aspects, and its performance as ethnographic data. Questions were raised about the ideological dimension of the so-called "Brazilian guitar": the construction of its discourse (s) and the power relations that imply thinking about its historiography. From a qualitative approach, the thesis bases its approaches in the analysis of ethnomusicological theories on musical instruments, in a sample of Brazilian theses and dissertations focusing on the guitar, and in-depth interviews with performers, composers, teachers, luthiers, researchers and journalists. As a result, in this systematization of actors, meanings and appropriations supported by the term "Brazilian guitar", categories and analytical models are presented to understand this assemblage of social instances originating from a "memory of the strumming cordophones", a memory later recognized in the guitar and which we call "transitive identity".
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-07-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.