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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-25042019-163040
Documento
Autor
Nome completo
Ellen da Silva Fernandes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Salles, Pedro Paulo (Presidente)
Araujo, Iris Morais
Cintra, Fabio Cardozo de Mello
Título em português
A rede musical Sateré Mawé e o canto como raiz: música, memória e conciliação
Palavras-chave em português
André Sateré
memória
Música Sateré Mawé
rede musical Sateré Mawé
tradição
Resumo em português
A presente pesquisa procura discutir uma série de cantos da etnia Sateré Mawé, tendo como ponto de partida a produção e memória musical da liderança André Sateré Mawé, tuxaua da comunidade Waikiru Tarumã, localizada na cidade de Manaus, Amazonas. Para esse recorte, percorremos o repertório da música do Ritual da Tucandeira, de outras músicas de tradição oral, de cantos compostos pela tuxaua Nandia Sateré, mãe de André, bem como da produção autoral do próprio André, como expressão de uma música que concilia elementos da tradição Sateré Mawé (símbolos culturais e língua, por exemplo) com o contexto contemporâneo. Para isso, foi realizada uma etnografia de eventos musicais encontrados em campo, nos traçados geográficos e simbólicos que percorremos, entre os espaços da comunidade Waikiru (Manaus-Amazonas) e Monte Salém (Maués - Amazonas), além de outros espaços rituais e de reunião, constituindo o que chamamos de rede musical. Na pesquisa, procuramos desenvolver também uma reflexão sobre o lugar que a música indígena Sateré Mawé ocupa como expressão da música brasileira e sobre a relação entre homem e natureza nas sonoridades de cunho ritual, político e memorial.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
André Sateré
memory
Music Sateré Mawé
musical network Sateré Mawé
tradition
Resumo em inglês
The present research seeks to discuss a series of songs of the Sateré Mawé ethnic group, starting with the production and musical memory of the leadership André Sateré Mawé tuxaua of the community Waikiru Tarumã, located in the city of Manaus, Amazonas. In order to do this ethnographic cut, we go through the repertoire of the music of the Ritual of Tucandeira, other songs of oral tradition, songs composed by the tuxaua Nandia Sateré, André's mother, as well as authorial compositions of André himself, as an expression of a song that reconciles elements of the Sateré Mawé tradition (cultural symbols and language, for example) with the contemporary context. For this, an ethnography of musical events was carried out in the field, in the geographical and symbolic tracts that we visited, between the spaces of the community Waikiru (Manaus - Amazonas) and Monte Salém (Maués - Amazonas), besides other ritual and meeting spaces, constituting what we call musical network. In the research, we also try to develop a reflexion on the place that Sateré Mawé indigenous music occupies as an expression of Brazilian music and on the relationship between man and nature in ritual, political and memorial sounds.
 
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Data de Publicação
2019-04-25
 
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