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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2016.tde-22092016-134713
Documento
Autor
Nome completo
Cássia Carrascoza Bomfim
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Souza, Rodolfo Nogueira Coelho de (Presidente)
Cury, Fabio
Faria, Regis Rossi Alves
Lunsqui, Alexandre Roberto
Menezes Filho, Florivaldo
Título em português
O problema do tempo no repertório de obras mistas para flauta solista
Palavras-chave em português
análise musical
flauta contemporânea
música eletroacústica mista
técnicas-expandidas
tempo musical
Resumo em português
O objetivo dessa pesquisa é uma investigação sobre o tempo e suas diferentes possibilidades de percepção, sob ponto de vista do intérprete, durante a performance de obras eletroacústicas mistas, sejam compostas com difusão em tempo diferido ou com processamento em tempo real. Foram estabelecidas as definições de tempo diferido e de tempo real e suas implicações. Apontamos aspectos da evolução da música eletroacústica e da inserção do repertório para flauta nesse contexto. Aspectos de duas obras de referência, Musica su due Dimensioni de Bruno Maderna e Jupiter de Phillippe Manoury, foram analisados sob o enfoque da questão do tempo diferido ou do tempo real. Tendo em vista as particularidades dos aspectos interpretativos da música eletroacústica, escolhemos para estudar alguns parâmetros de interpretação que incluem a produção das técnicas expandidas e suas peculiaridades de amplificação. Realizamos três análises voltadas para a performance de obras em tempo diferido, Flautatualf de Jorge Antunes, Durações de Rodolfo Coelho de Souza e Parcours de L'Entité de Flo Menezes e duas outras com processamento em tempo real, Lizamander de Russell Pinkston e Dawnligth de Jérôme Combier
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
contemporary flute
expanded techniques
mixed electroacoustic music
musical analysis
musical time
Resumo em inglês
The aim of this dissertation is a research about certain categories of musical time and their different possibilities of perception, from the point of view of the performer, during the performance of electroacustics music composed with pre-recorded tape or live electronics computer processing. We propose definitions about fixed time and real time and also their demands. We point out aspects of the evolution of electronic music and of the insertion of the flute repertoire in this context. Aspects of two referencial works, Musica su due Dimensioni by Bruno Maderna and Jupiter by Phillippe Manoury, were analyzed regarding the question of fixed or real time. Concerning the particular interpretative aspects of electroacoustic music we selected to study some parameters of performance that include the prodution of extended techniques and their amplification peculiarities. Regarding performance aspects, we have analysed three works that use pre-recorded tapes: Flautatualf by Jorge Antunes, Durações by Rodolfo Coelho de Souza e Parcours de L'Entité by Flo Menezes. And two others with live-electronics: Lizamander by Russell Pinkston and Dawnligth by Jérôme Combier.
 
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Data de Publicação
2016-09-22
 
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