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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-20072009-180829
Documento
Autor
Nome completo
Luciana Barongeno
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Toni, Flávia Camargo (Presidente)
Costa, Rogério Luiz Moraes
Lopez, Therezinha Apparecida Porto Ancona
Título em português
O espírito da canção: ensaio de interpretação a partir da obra de Mário de Andrade
Palavras-chave em português
Canção
Forma
Mário de Andrade
Música Brasileira
Recitativo
Resumo em português
Esta dissertação tem como objetivo analisar o pensamento de Mário de Andrade sobre o processo de criação da canção a partir da manifestação popular. O texto nasce como reflexão parcial do ensaio sobre as Treze canções de amor (1936-1937), de Camargo Guarnieri, iniciado por Mário de Andrade em 1944. Para pesquisarmos a evolução expressiva da canção, estabelecemos um diálogo com os textos do musicólogo, de modo a pontuar três aspectos principais sobre a criação: a gênese a partir do gesto, o desenvolvimento através do recitativo e a concepção formal organizada pelo ritmo. Por fim, analisamos em que medida Mário de Andrade poderia identificar no processo de criação de Chico Antônio, em Vida do cantador, uma possibilidade de compreender melhor a natureza e o propósito do princípio da criação a partir das manifestações primitivas da expressão artística.
Título em inglês
O espírito da canção: ensaio de interpretação a partir da obra de Mário de Andrade
Palavras-chave em inglês
Brazilian Music
Form
Mário de Andrade
Recitative
Song
Resumo em inglês
The objective of this dissertation is the analysis of Mário de Andrade´s thought about the creation process from the popular manifestation. The text arises as a partial contemplation on the essay about the Thirteen love songs (Treze canções de amor), composed by Camargo Guarnieri, sketched by Mário de Andrade in 1944. In order to research the evolution of the artistic expression a dialogue has been established with the writings of the musicologist so that we can note three aspects of the creation: the genesis from the primitive gesture, the development through the recitative and the conception of the form through the rhythm. Finally, it has been analyzed how far Mário de Andrade could identify at the creation process of Chico Antônio (Vida do cantador) a possibility to understand better the nature and the purpose of the artistic creation from the primitive manifestation of the artistic expression.
 
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1073713.pdf (686.86 Kbytes)
Data de Publicação
2009-10-15
 
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