• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-20012015-113928
Document
Auteur
Nom complet
Guilherme Herdade Linberger dos Anjos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Grossmann, Cesar Marino Villavicencio (Président)
Hora, Edmundo Pacheco
Lacerda, Marcos Branda
Titre en portugais
As Sonate Metodiche de Georg Philipp Telemann: um estudo sobre ornamentação e estilo no final do período barroco
Mots-clés en portugais
Estilo
Georg Philipp Telemann
Ornamentação
Sonate Metodiche
vermischter Geschmack
Resumé en portugais
Esta pesquisa investiga a relação entre ornamentação e estilo na música alemã da primeira metade do século XVIII. Através da análise da ornamentação dos primeiros movimentos das seis Sonate Metodiche, publicadas em 1728 pelo compositor Georg Philipp Telemann, e de tratados da época, este trabalho busca compreender de que maneira os gostos nacionais influenciaram a prática improvisatória da música do período. Visando expandir a discussão sobre o movimento de performance historicamente informada, aborda-se a problemática da notação musical barroca buscando compreender os papéis dos compositores e dos intérpretes e a possível influência destes no resultado sonoro desta música. Por meio de um estudo musicológico, evidencia-se a importância da retórica na performance musical do período como guia na elaboração e execução ornamental. Apresentam-se características e tipos de ornamentos usados nos dois principais estilos nacionais do barroco - o italiano e o francês - para revelar a influência destes na ornamentação ao gosto alemão (vermischter Geschmack). As análises das ornamentações elaboradas por Telemann nas seis Sonate Metodiche de 1728, revelaram uma ornamentação com características galantes, o que parece indicar que a prática musical de ornamentação tenha sido crucial para a consolidação deste estilo.
Titre en anglais
Georg Philipp Telemann's Sonate Metodiche: a study about ornamentation and style in the late Baroque
Mots-clés en anglais
Georg Philipp Telemann
Ornamentation
Sonate Metodiche
Style, vermischter Geschmack
Resumé en anglais
This research investigates the relationship between ornamentation and style in German music of the first half of the eighteenth century. Through the analysis of the first movements of the six 1728 Sonate Metodiche from Georg Philipp Telemann, this work seeks to understand how national tastes influenced the improvisatory practice in the music of that period. In order to expand the discussion on the historical informed performance movement, the problematic of baroque musical notation is examined via the perspective that acknowledges possible influences derived from the functions of composers and interpreters. Using a musicological approach, the importance of rhetoric for the performance of ancient music is revealed as an essential guide for the elaboration and execution of ornaments. By presenting the qualities and types of ornaments used in the two major national styles of the Baroque - Italian and French - possible influences on the characteristics of German ornamentations (vermischter Geschmack) are shown. Through an analysis of the embellishments made by Telemann in his six 1728 Sonate Metodiche, an ornamentation with very strong gallant traits is exposed, which seems to indicate that the practice of musical ornamentation had a crucial role in the consolidation of the gallant style.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-01-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.