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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2011.tde-19122011-225626
Documento
Autor
Nome completo
João Vicente Vidal
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Lacerda, Marcos Branda (Presidente)
Castagna, Paulo Augusto
Herzog, Jacob
Monteiro, Eduardo Henrique Soares
Videira Junior, Mario Rodrigues
Título em português
Formação germânica de Alberto Nepomuceno: estudos sobre recepção e intertextualidade
Palavras-chave em português
1864-1920
Alberto Nepomuceno
Análise musical
Compositores brasileiros
Música (Brasil - Século 20)
Música( Brasil - Século 19)
Resumo em português
A pesquisa apresentada procura aprofundar a compreensão da obra de Alberto Nepomuceno (1864-1920), no contexto de seus anos de formação na Alemanha (1891-1894) e à luz de suas relações com fontes musicais austro-germânicas. Destaca-se a importância do contato do compositor com o 'academicismo' germânico e o reflexo desse contato em sua orientação estilística, que inclui, entre outros aspectos, a (freqüentemente apontada) adoção do estilo do Classicismo romântico germânico em sua música instrumental do período de estudos na Alemanha. Para elucidar aspectos estilísticos pontuais de sua obra, recorre-se a instrumentos teóricos que colaboram para a análise estilística de um conjunto de obras musicais onde um elemento essencial desse tipo de análise - o contexto cultural, histórico e mesmo geográfico - freqüentemente não está dado com clareza: os conceitos (originários da crítica literária) de 'recepção' e de 'intertextualidade'. Essa abordagem permite enfocar tanto o compositor em suas relações na esfera histórica (a perspectiva da recepção), quanto a estrutura da obra em suas relações com estruturas de obras de outros compositores (a perspectiva da intertextualidade). A pesquisa pretende portanto contribuir ao estudo de Nepomuceno com foco no esclarecimento de contexto, fontes e estilo de uma importante parte de sua obra, e assim também ao estudo da história da música brasileira do séc. XIX com atenção ao impacto do intercâmbio cultural desenvolvido, então, entre Brasil e Europa.
Título em inglês
Formação germânica de Alberto Nepomuceno : estudos sobre recepção e intertextualidade
Palavras-chave em inglês
Alberto Nepomuceno
Análise musical
Compositores brasileiros
Música (Brasil - Século 19)
Música (Brasil - Século 20)
Resumo em inglês
A pesquisa apresentada procura aprofundar a compreensão da obra de Alberto Nepomuceno (1864-1920), no contexto de seus anos de formação na Alemanha (1891-1894) e à luz de suas relações com fontes musicais austro-germânicas. Destaca-se a importância do contato do compositor com o 'academicismo' germânico e o reflexo desse contato em sua orientação estilística, que inclui, entre outros aspectos, a (freqüentemente apontada) adoção do estilo do Classicismo romântico germânico em sua música instrumental do período de estudos na Alemanha. Para elucidar aspectos estilísticos pontuais de sua obra, recorre-se a instrumentos teóricos que colaboram para a análise estilística de um conjunto de obras musicais onde um elemento essencial desse tipo de análise - o contexto cultural, histórico e mesmo geográfico - freqüentemente não está dado com clareza: os conceitos (originários da crítica literária) de 'recepção' e de 'intertextualidade'. Essa abordagem permite enfocar tanto o compositor em suas relações na esfera histórica (a perspectiva da recepção), quanto a estrutura da obra em suas relações com estruturas de obras de outros compositores (a perspectiva da intertextualidade). A pesquisa pretende portanto contribuir ao estudo de Nepomuceno com foco no esclarecimento de contexto, fontes e estilo de uma importante parte de sua obra, e assim também ao estudo da história da música brasileira do séc. XIX com atenção ao impacto do intercâmbio cultural desenvolvido, então, entre Brasil e Europa.
 
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Vidal.pdf (76.43 Mbytes)
Data de Publicação
2012-07-03
 
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