• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-17062008-152641
Documento
Autor
Nombre completo
Lilian Campesato Custódio da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira (Presidente)
Beiguelman, Giselle
Caesar, Rodolfo
Título en portugués
Arte sonora: uma metamorfose das musas
Palabras clave en portugués
arte sonora
instalação sonora
música eletroacústica
performance
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem o objetivo de realizar um mapeamento de questões presentes em um conjunto de obras que, a partir de meados da década de 1970, vêm se agrupando sob o termo - arte sonora. Para tanto, este trabalho parte de uma aproximação com o repertório, na medida em que realiza um levantamento e análise, por meio de bibliografia, discografia, catálogos de obras e outras fontes, abordando o trabalho de vários artistas que se destacam nesse âmbito, bem como apontando diversas questões extraídas desse primeiro passo. A partir daí, constatou-se que esse repertório é bastante amplo e divergente, e que a delimitação desse campo pode ser apenas aproximada. Porém, para a realização de um mapeamento do ideário da arte sonora, foi estabelecido um levantamento e análise de obras de artistas que, de uma forma ou outra, influenciaram esse processo. Três referências fundamentais são levantadas e abordadas: a Música Eletroacústica, a Installation Art e a Performance Art. Posteriormente a pesquisa concentrou-se no que, no decorrer da dissertação, chamamos de arte sonora e a partir daí, extraiu-se cinco aspectos considerados fundamentais para a análise e compreensão desse repertório. São eles: Sonoridade, Tecnologia, Interação, Espaço e Tempo.
Título en inglés
Sound art: a metamorphosis of the muses
Palabras clave en inglés
electroacoustic music
performance
sound art
sound installations
Resumen en inglés
The main purpose of this research is to map the central aspects that can be observed in a representative repertoire of art works that since the 70' is been labeled Sound Art. This work starts from the research and analysis of this repertoire based on the available bibliography, audiography, exhibitions' catalogues and other sources. A representative number of artists are investigated and their work analyzed. From this research it becomes evident that this repertoire is extremely large ample and divergent, and that the delimitation of this field is a difficult task. However, for the accomplishment of a mapping of the main concepts that area related to Sound Art, we proceeded the analysis of a number of works. Three basic references are investigated: Electroacoustic Music; Installation Art and Performance. Afterward the research investigated five aspects that we consider to be of fundamental importance to the comprehension of this repertoire: Sound, Technology, Interaction, Space and Time
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
dissertacao.pdf (8.27 Mbytes)
Fecha de Publicación
2008-07-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.