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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2014.tde-16072015-154149
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo de Carvalho Vasconcelos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Souza, Rodolfo Nogueira Coelho de (Presidente)
Caznok, Yara Borges
Moreira, Adriana Lopes da Cunha
Título em português
Escalas referenciais do Mikrokosmos de Bartók e da Prole do Bebê n. 1 de Villa-Lobos
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
Este trabalho apresenta análises de peças do Mikrokosmos de Béla Bartók e da Prole do Bebê n.1 de Heitor Villa-Lobos a partir da identificação de coleções referenciais com o objetivo de verificar quais coleções são utilizadas e em que medida o uso destas é essencial para a estruturação da linguagem nos dois conjuntos de peças. Constatouse que, de fato, há o emprego extensivo e diversificado de coleções de referência e que seu papel na estruturação harmônica de ambas as obras é fundamental. A presente dissertação insere-se em um âmbito bastante amplo de pesquisas que têm procurado demonstrar o funcionamento da linguagem musical dos compositores modernistas da primeira metade do século XX. Seguiu-se, portanto, os passos teóricos das metodologias de Forte, segundo a leitura de Straus, conciliando-a, ainda, com as contribuições fundamentais de Antokoletz - tanto para Bartók quanto Villa-Lobos -, de Tymoczko, Cohn e Van den Toorn. Utilizou-se também, como referencial teórico, Salles, Coelho de Souza e Pascoal, por suas pesquisas sobre Villa-Lobos. Às coleções mencionadas por Straus - diatônica, de tons inteiros e octatônica -, acrescentaram-se outras duas - pentatônica e acústica - referidas por Tymoczko. Pode-se, com isso, perceber que o pentatonismo, como base da formação do diatonismo, é essencial para a geração de todas essas formações escalares. Verificouse também o uso fundamental de pentacordes diatônicos e que isso tem estreita relação com a fisiologia dos cinco dedos da mão acionando o teclado do piano. Demonstrou-se, portanto, aquilo que havia sido sugerido pelo trabalho teóricoanalítico de outros autores: que as coleções referenciais formam a base da linguagem harmônica modernista de Bartók e Villa-Lobos, e que isso está exposto em tabelas que dão um quadro detalhado do uso dessas coleções. Esta pesquisa sugere que procedimentos semelhantes possam ser empregados em estudos futuros de outras obras, tanto de Bartók quanto de Villa-Lobos. Existe, ainda, a possibilidade que este método possa ser estendido ao estudo da obra de outros autores posteriores a Villa-Lobos, como Santoro, Mignone e Guarnieri, que eventualmente podem ter assimilado processos composicionais semelhantes.
Título em inglês
Referential Collections in Bartók's Mikrokosmos and Villa-Lobos's Prole do Bebê
Palavras-chave em inglês
-
Resumo em inglês
This dissertation examines pieces from Béla Bartok's Mikrokosmos and Villa-Lobos's Prole do Bebê n.1 through the identification of referential collections in order to verify which of these collections are used and how important they are in structuring these works. As a result, the extensive use of referential collections could be detected as pitch-class harmonic structures playing a fundamental role in both Mikrokosmos and Prole do Bebê n.1. This research is based on a broad context of theorists that have described the musical language procedures on modernist composers from the first half of the twentieth century. The theorists whose paths were followed are Forte, through Straus's reading, conciliated with contributions of Antokoletz - for both Bartók and Villa-Lobos -, Tymoczko, Cohn and Van den Toorn. The referential bibliography about the Brazilian composer by Salles, Coelho de Souza and Pascoal was of great importance in the development of this work. To the group of collections mentioned by Straus - diatonic, whole-tone and octatonic - we added another two - pentatonic and acoustic - based on Tymoczko. Therefore the importance of pentatonism in generating all these scales could be demonstrated, as well as the fundamental use of diatonic pentachords and its close relation to the five fingers approaching the keyboard. In conclusion, we have further asserted what other authors had already suggested: referential collections form the harmonic ground for the language of the modern composers such as Bartók and Villa-Lobos. This is shown in detailed tables. This dissertation suggests that the same analytical procedures might be extended on future researches not only to Bartók's but also to Villa-Lobos's music. Further studies on other composers that might have employed the same techniques under the influence of Villa-Lobos - such as Santoro, Mingone and Guarnieri - are also possible.
 
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Data de Publicação
2015-07-20
 
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