• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2011.tde-16032012-143314
Documento
Autor
Nome completo
Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti Sulpicio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Ricciardi, Rubens Russomano (Presidente)
Berg, Silvia Maria Pires Cabrera
Bortz, Graziela
Gianesella, Eduardo Flôres
Souza, Rodolfo Nogueira Coelho de
Título em português
O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileiras
Palavras-chave em português
Marimba
Música brasileira
Radamés Gnattali
Técnica de quatro baquetas
Resumo em português
Com o intuito de responder a diversas indagações, esta tese objetiva traçar em um plano cronológico os caminhos percorridos pela marimba desde os primórdios na história até as primeiras composições brasileiras na década de setenta. Apresentamos para isso um panorama deste processo, procurando elucidar aspectos do desenvolvimento da técnica de quatro baquetas em obras solistas ou em grupo de câmara, bem como os desdobramentos da escrita para o instrumento. Ao Divertimento para Marimba e Orquestra de Cordas de Radamés Gnattali, por se tratar do primeiro concerto brasileiro para marimba, são aplicados procedimentos quanto ao uso desta técnica.
Título em inglês
The Development of the Four Mallet Technique fornMarimba: from the beginning throughout the first Brazilian compositions.
Palavras-chave em inglês
Brasilian music
Four mallet marimba technique
Marimba
Radamés Gnattali.
Resumo em inglês
This thesis aims to answer chronologically many questions regarding the marimba history, since its origins through the first Brazilian compositions during the 70´s. This process is presented to clarify aspects of the development of four mallets marimba technique in pieces for chamber music or soloist as well as to analyze its writing. Considerations regarding this technique are applied to the Divertimento for Marimba and String Orchestra, the first Brazilian concert for marimba.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-05-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.