• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-13022019-141827
Document
Auteur
Nom complet
Bruno de Souza Sanches
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Pinto, Ivan Vilela (Président)
Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Vasquez, Edwin Ricardo Pitre
Titre en portugais
Fandangos caipiras: fandangos de esporas e de botinas
Mots-clés en portugais
Catira
Fandangos caipiras
Fandangos de botinas
Fandangos de chilenas
Fandangos de esporas
Resumé en portugais
O presente trabalho constitui o primeiro registro musical detalhado dos fandangos de botinas e de esporas, bem como o primeiro olhar que identifica as idiossincrasias musicais destes fandangos caipiras. As principais ferramentas para a identificação destas características foram as transcrições das danças para partituras, detalhando cada som resultante, ou seja: esporas, palmas, estalos, pés e violas, bem como a análise deste material. Ao longo do trabalho apresentamos uma breve elucidação sobre o significado da palavra fandango, seus desdobramentos pelo Brasil e os possíveis motivos para a escassez bibliográfica sobre os fandangos caipiras, pois dos fandangos brasileiros estes são os únicos que não possuíam uma literatura razoável até então. Além disto, através da abordagem autoetnográfica, evidenciam-se as transformações que estes processos trouxeram ao pesquisador através da convivência com os fandangueiros de Itapetininga. O trabalho aborda questões sociológicas, mas sem pretender a profundidade de um sociólogo, pois o enfoque principal é a questão musicológica em torno desta manifestação. A análise de aspectos musicais possibilita, inclusive, chegar a conclusões sobre questões que comumente são respondidas por vias da sociologia, como a influência da mídia e as transformações destas manifestações no tempo.
Titre en anglais
Fandangos caipiras: fandangos de esporas e de botinas
Mots-clés en anglais
Boot's fandangos
Catira
Chilena's fandangos
Countryside fandangos
Spore's fandangos
Resumé en anglais
This work constitutes the first detailed musical register of the fandangos of boots and spores, as well as the first look that identifies the musical idiosyncrasies of these countryside fandangos. The main tools to identify these characteristics were the transcription from the dances to music sheet, detailing each one of the resulting sounds, that are: spores, claps, finger snaps, feet and violas, as well as the analysis of this material. Along this work, it is presented a brief elucidation about the meaning of the word fandango, the different names and aspects along Brazil and the possible reasons to the bibliographic shortage it is faced about the countryside fandangos, because of all the fandangos that exists in Brazil, this one is the only kind that did not have a reasonable literature even since. Beyond these facts, it is possible, though the auto-ethnographic approach, to evidence the transformations that those process brought to the researcher though the coexistance with the fandangueiros from Itapetininga. The work presents sociological issues, but it does not intend to be as sociological as if a sociologist would have written it, because the main issue of this work is the musical one. The analysis of musical aspects makes possible to get conclusions about issues that usually are answered by sociological means, as the influence of the media and the transformations of these manifestations over time.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-02-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.