• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-13022019-141827
Documento
Autor
Nombre completo
Bruno de Souza Sanches
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Pinto, Ivan Vilela (Presidente)
Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Vasquez, Edwin Ricardo Pitre
Título en portugués
Fandangos caipiras: fandangos de esporas e de botinas
Palabras clave en portugués
Catira
Fandangos caipiras
Fandangos de botinas
Fandangos de chilenas
Fandangos de esporas
Resumen en portugués
O presente trabalho constitui o primeiro registro musical detalhado dos fandangos de botinas e de esporas, bem como o primeiro olhar que identifica as idiossincrasias musicais destes fandangos caipiras. As principais ferramentas para a identificação destas características foram as transcrições das danças para partituras, detalhando cada som resultante, ou seja: esporas, palmas, estalos, pés e violas, bem como a análise deste material. Ao longo do trabalho apresentamos uma breve elucidação sobre o significado da palavra fandango, seus desdobramentos pelo Brasil e os possíveis motivos para a escassez bibliográfica sobre os fandangos caipiras, pois dos fandangos brasileiros estes são os únicos que não possuíam uma literatura razoável até então. Além disto, através da abordagem autoetnográfica, evidenciam-se as transformações que estes processos trouxeram ao pesquisador através da convivência com os fandangueiros de Itapetininga. O trabalho aborda questões sociológicas, mas sem pretender a profundidade de um sociólogo, pois o enfoque principal é a questão musicológica em torno desta manifestação. A análise de aspectos musicais possibilita, inclusive, chegar a conclusões sobre questões que comumente são respondidas por vias da sociologia, como a influência da mídia e as transformações destas manifestações no tempo.
Título en inglés
Fandangos caipiras: fandangos de esporas e de botinas
Palabras clave en inglés
Boot's fandangos
Catira
Chilena's fandangos
Countryside fandangos
Spore's fandangos
Resumen en inglés
This work constitutes the first detailed musical register of the fandangos of boots and spores, as well as the first look that identifies the musical idiosyncrasies of these countryside fandangos. The main tools to identify these characteristics were the transcription from the dances to music sheet, detailing each one of the resulting sounds, that are: spores, claps, finger snaps, feet and violas, as well as the analysis of this material. Along this work, it is presented a brief elucidation about the meaning of the word fandango, the different names and aspects along Brazil and the possible reasons to the bibliographic shortage it is faced about the countryside fandangos, because of all the fandangos that exists in Brazil, this one is the only kind that did not have a reasonable literature even since. Beyond these facts, it is possible, though the auto-ethnographic approach, to evidence the transformations that those process brought to the researcher though the coexistance with the fandangueiros from Itapetininga. The work presents sociological issues, but it does not intend to be as sociological as if a sociologist would have written it, because the main issue of this work is the musical one. The analysis of musical aspects makes possible to get conclusions about issues that usually are answered by sociological means, as the influence of the media and the transformations of these manifestations over time.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-02-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.