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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-12012018-103949
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Schlithler da Fonseca Cardoso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Lucas, Monica Isabel (Presidente)
Barros, Cassiano de Almeida
Zwilling, Carin
Título em português
A contemplação de Deus no espelho da música: a música speculativa no tratado Speculum Musicae. Um estudo sobre a música speculativa medieval e seu contexto filosófico e teológico a partir da leitura dos capítulos introdutórios do Livro I do tratado
Palavras-chave em português
artes liberais
filosofia medieval
Jacobus de Ispania
Jacobus Leodiensis
música medieval
musica speculativa
quadrivium
teologia medieval
Resumo em português
O tratado Speculum Musicae do Magister Jacobus de Ispania (ou Jacobus Leodiensis) não recebeu a devida visibilidade nas instituições de ensino e de investigação intelectual tanto de sua época quanto posteriormente. A partir da segunda metade do século XX o tratado foi gradualmente ganhando maior visibilidade e nos últimos anos tem recebido por parte de diversos estudiosos um maior esforço de investigação. A presente dissertação visa expor o contexto filosófico e teológico desse tratado, investigando os seus principais conceitos norteadores a partir de uma leitura dos primeiros capítulos do seu primeiro livro. A partir da exposição dessas concepções fundamentais, buscamos então esclarecer algumas das questões mais fundamentais a respeito da musica speculativa, a saber, sua função no programa das artes liberais, sua concepção enquanto ciência e sua relação com a teologia sagrada.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Jacobus de Ispania
Jacobus Leodiensis
liberal arts, quadrivium
medieval music
medieval philosophy
medieval theology
musica speculativa
speculative music
Resumo em inglês
Magister Jacobus de Ispania's treatise, Speculum Musicae, did not receive the due visibility in the educational and scholarly institutions of its time as well as later. From the second half of the twentieth century the treatise gradually gained more visibility and in recent years has received from several scholars a greater research effort. The present dissertation aims at exposing the philosophical and theological context of this treatise and investigating its main guiding concepts through a reading of the first chapters of its first book. Through the exposition of these fundamental conceptions, we seek to clarify some of the most fundamental questions regarding speculative music, namely, its function in the liberal arts program, its conception as a science and its relation to sacred theology.
 
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Data de Publicação
2018-01-15
 
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