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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2016.tde-12012016-093028
Documento
Autor
Nome completo
Fernanda de Oliveira Pairol
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Monteiro, Silvana Bommarito (Presidente)
Behlau, Mara Suzana
Cascapera, Sergio
Gloeden, Edelton
Morea, Gladys Cristina Dominguez
Título em português
Implicações pedagógicas da correlações entre a oclusão dentária e a formação da embocadura do flautista
Palavras-chave em português
DTM
embocadura do flautista
flauta transversal
mal-oclusão
oclusão dentária
pedagogia do instrumento musical
Resumo em português
O ensino de flauta transversal está embasado em correntes pedagógicas divergentes, provenientes da experiência pessoal e profissional de flautistasprofessores que tinham pouco conhecimento a respeito da oclusão dentária, como Quantz (1752), Tromlitz (1791), Boehm (1871) e Mather (1981). O objetivo deste trabalho foi contribuir para a pedagogia da flauta transversal, tendo como premissa a consideração das classes de oclusão dentária dos flautistas. Para isso, apresentamos primeiramente uma introdução ao conceito de oclusão dentária, aplicado à prática da flauta transversal, e a revisão da literatura sobre o assunto. Depois dessa introdução, apresentamos estudos de caso, buscando elucidar a correlação entre a oclusão dentária e a embocadura de três flautistas com diferentes classes de mal-oclusões de Angle (1907). Finalizamos discutindo as implicações pedagógicas decorrentes.
Título em inglês
Pedagogical implications of the correlation between dental occlusion and the flutist embouchure`s formation
Palavras-chave em inglês
embouchure
flute
malocclusion
TMJ
Resumo em inglês
The flute teaching is mostly based on divergent pedagogical trends, from the personal experience of flutists teachers who had little knowledge about the dental occlusion, as Quantz (1752), Tromlitz (1791), Boehm (1871) and Mather (1981). This thesis aims to develop a flute pedagogy premised on the consideration of flute players dental occlusion classes. To do this, first we present an introduction to the concept of occlusion, applied to the practice of flute, and a review of the literature on the subject. After this introduction, we present case studies to elucidate the correlation between dental occlusion and the embouchure of three flute players with three different types of malocclusion according to Angle´s classification (1907). We conclude with enumeration of the pedagogical implications.
 
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Data de Publicação
2016-01-12
 
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