• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-07112019-161124
Document
Auteur
Nom complet
Tiago de Souza Mayer
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Pinto, Ivan Vilela (Président)
Francischini, Alexandre
Nascimento, Hermilson Garcia do
Titre en portugais
Do Rio de Janeiro para o Mundo: uma edição crítica das composições de Luiz Bonfá
Mots-clés en portugais
Edição Crítica
Luiz Bonfá
Violão Solo
Resumé en portugais
A presente pesquisa tem por propósito realizar uma edição crítica de oito composições para violão solo de Luiz Floriano Bonfá. A edição tem por abrangência a trajetória do músico, transcrições de composições e uma contextualização em seus aspectos históricos e culturais com um aparato crítico para que se torne possível descrever, através de breves análises, os procedimentos composicionais e recursos idiomáticos explorados pelo compositor e intérprete, a partir do recorte escolhido. As músicas selecionadas como objeto de estudo contemplam álbuns das décadas de 1950 a 1980, entre Rio de Janeiro e Nova Iorque, em diferentes ritmos, a dispor: 'Marcha Escocesa', 'Garoto', 'A Sombra da Mangueira', 'Passeio no Rio', 'Bonfabuloso', 'Concerto For Guitar', 'Leque' e 'Mar Encantado'. Cada música está entrelaçada com alguma parceria ou momento da vida do violonista e entendidas como significativas em sua carreira. Para cumprir essa tarefa, dividimos a pesquisa em cinco capítulos. O primeiro capítulo traz uma breve trajetória de Luiz Bonfá e fundamentamos nos autores Bourdieu (2006), Giovanni Levi (2006) François Dosse (2009), a fim de concebermos critérios para escrever sobre um indivíduo. No segundo capítulo expomos a concepção de edição crítica, segundo James Grier (1996) e nossa proposta de aplicação na pesquisa. O terceiro capítulo foi divido em três tópicos para falar sobre as parcerias com Isaias Sávio, Garoto e Barbosa Lima. Em cada tópico apresentamos uma transcrição e edição. No capítulo 4 buscamos fazer um arco entre Rio de Janeiro e Nova Iorque, com duas transcrições e edições, além de diversas histórias sobre o longo tempo em que Bonfá passou nos EUA. Por fim, no capítulo 5 trouxemos considerações sobre o LP 'Introspection' e a técnica de 'brushing' utilizada por Bonfá e mais três transcrições e edições. Consideramos que a pesquisa contribuirá para a literatura do violão brasileiro, oferecer acesso aos violonistas sobre composições de Bonfá por meio da transcrição, além do entendimento de aspectos composicionais e idiomáticos do violonista pela edição crítica e fomentar outras pesquisas sobre Luiz Floriano Bonfá.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Critical Edition
Luiz Bonfá
Solo guitar
Resumé en anglais
The present research aims to perform a critical edition of eight compositions for solo guitar by Luiz Floriano Bonfá. The edition covers the trajectory of the musician, transcriptions of compositions and a contextualization in its historical and cultural aspects with a critical apparatus so that it becomes possible to describe, through brief analyzes, the compositional procedures and idiomatic resources explored by the composer and interpreter, from the chosen cutout. The songs selected as object of study contemplate albums from the decades of 1950 to 1980, between Rio de Janeiro and New York, in different rhythms, to dispose: 'Marcha Escocesa', 'Garoto', 'A Sombra da Mangueira', 'Passeio no Rio', 'Bonfabuloso', 'Concerto For Guitar', 'Leque' e 'Mar Encantado'. Each song is intertwined with some partnership or moment of the life of the guitarist and understood as meaningful in his career. To accomplish this task, we divide the research into five chapters. The first chapter brings a brief trajectory of Luiz Bonfá and we based on the authors Bourdieu (2006), Giovanni Levi (2006) François Dosse (2009), in order to conceive criteria to write about an individual. In the second chapter we explain the concept of critical edition, according to James Grier (1996) and our proposal of application in the research. The third chapter was divided into three topics to talk about the partnerships with Isaias Savio, Garoto and Barbosa Lima. In each topic we present a transcription and editing. In chapter 4 we tried to make an arc between Rio de Janeiro and New York, with two transcriptions and editions, as well as several stories about the long time Bonfá spent in the USA. Finally, in chapter 5 we brought some considerations about the LP 'Introspection' and the 'brushing' technique used by Bonfá and three other transcriptions and editions. We consider that the research will contribute to the Brazilian guitar literature, provide access to the guitarists on Bonfá compositions through transcription, as well as understanding the compositional and idiomatic aspects of the violinist by the critical edition and foster other research on Luiz Floriano Bonfá.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-11-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.