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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-07112019-155800
Document
Auteur
Nom complet
Max Junior Sales
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Pinto, Ivan Vilela (Président)
Ferrer, Marcus de Araujo
Nascimento, Hermilson Garcia do
Titre en portugais
A diversidade composicional na obra instrumental de Almir Sater.
Mots-clés en portugais
Almir Sater
música brasileira
música instrumental
recursos composicionais
viola de dez cordas
Resumé en portugais
Com quase quarenta anos desde o lançamento de seu primeiro disco, a produção musi-cal do violeiro sul mato-grossense Almir Sater tem se consolidado como uma obra de referência para músicos e pesquisadores ligados ao universo da viola de dez cordas. No entanto, apesar de suas composições serem constantemente incorporadas em reper-tórios de músicos em todo o país, verificamos a inexistência de pesquisas científicas dedicadas às mesmas. Neste trabalho, a partir da transcrição de cinco composições ins-trumentais do músico, foram identificados e descritos recursos composicionais que de-monstram a riqueza criativa presente neste recorte da obra. Além disso, com intuito de evidenciar a diversidade composicional presente nestas músicas, traçamos alguns para-lelos entre os recursos abordados nas composições transcritas e a utilização de procedi-mentos similares em repertórios que se situam fora do âmbito da música instrumental de viola decacordal.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Almir Sater
Brazilian music
Brazilian ten-string guitar
composition features
instrumental music
Resumé en anglais
With almost forty years since the release of their first album, the musical production of Almir Sater has consolidated as a work of reference for musicians and researchers con-nected to the universe of the Brazilian ten-string guitar. However, although his compo-sitions are constantly incorporated into repertoires of musicians throughout the country, we verified the inexistence of scientific research dedicated to them. In this work, from the transcription of five instrumental compositions of the musician, compositional re-sources were identified and described that demonstrate the creative richness present in this work cut. In addition, in order to highlight the compositional diversity present in these songs, we have constructed some parallels between the features covered in the transcribed compositions and the use of similar procedures in repertoires that fall out-side the scope of the instrumental music of the viola.
 
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MaxJuniorSalesVC.pdf (11.40 Mbytes)
Date de Publication
2019-11-07
 
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