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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2017.tde-07072017-155317
Documento
Autor
Nome completo
Said Tuma
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Videira Junior, Mario Rodrigues (Presidente)
Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Iumatti, Paulo Teixeira
Schwarcz, Lilia Katri Moritz
Toni, Flávia Camargo
Título em português
"Elevar o nível" e "frear" a decadência do gosto: usos do disco, do rádio e da história da música como instrumentos de educação e divulgação musicais
Palavras-chave em português
Disco
História da música
Musicologia
Rádio
Resumo em português
Neste trabalho investigaram-se os usos que um grupo de atores sociais ligados à música clássica fizeram do disco, do rádio e da história da música como instrumentos de educação e divulgação musicais. A investigação se concentrou no arco temporal compreendido entre os anos de 1922 a 1945. Como preocupação metodológica procurou-se levar em conta a rica semântica do termo "história da música", conceito investigado por meio dos periódicos consultados. Privilegiou-se uma orientação interdisciplinar para o tratamento das questões levantadas. Utilizou-se como fontes primárias um conjunto de periódicos brasileiros especializados em música, além de cartas, documentos oficiais, entrevistas, depoimentos e materiais impressos de apoio a programas de rádio. Como fontes bibliográficas destacaram-se obras de história cultural, musicologia e etnomusicologia. Como resultado da investigação, constatou-se a centralidade dos novos meios tecnológicos (disco e rádio) na pauta das discussões dos especialistas musicais. Verificou-se a importância da questão pedagógica e da divulgação em inúmeras iniciativas desses atores sociais, bem como uma produção significativa de trabalhos de história da música com objetivo de "vulgarização". O levantamento permitiu identificar também certo caráter autoritário nas ações dos promotores da música de concertos, comportamento caracterizado pela desconfiança e até certo desprezo pelas práticas musicais dos indivíduos visados por tais iniciativas. Perceberam-se também algumas mudanças no horizonte de escrita da história da música, em favor de uma orientação científica e de maior especialização para o pesquisador musical.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Music History
Musicology
Radio
Record
Resumo em inglês
This study investigates the uses, made by a group of social actors related to classical music, of the records, radio and music history as instruments of music education and popularization. The investigation is focused on the time period from 1922 to 1945. As a methodological concern, we have taken into account the rich semantics of the expression "music history", a concept investigated by means of the periodicals consulted. An interdisciplinary orientation was favored for the treatments of the issues raised. The author used as primary sources an ensemble of Brazilian periodicals specializing in music, besides letters, official documents, interviews, testimonies and printed materials supporting radio programs. Bibliographical sources included particular works of cultural history, musicology and ethnomusicology. As a result of the investigation, the study evidenced the centrality of the new technological media (record and radio) in music specialists' discussion agenda. It was demonstrated the importance of the pedagogical issue and of the broadcasting in numberless initiatives of those social actors, as well as a significant production of music history works with the purpose of "vulgarization". The research allowed us to identify also some authoritarian features in the actions of promoters of concert music, a behavior characterized by the mistrust and even certain contempt for the musical practices of the individuals targeted by such initiatives. It was possible to notice also some changes in the horizon of the writing of music history, in favor of a scientific approach and a greater specialization for music researchers.
 
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SAIDTUMAVC.pdf (4.31 Mbytes)
Data de Publicação
2017-07-10
 
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