• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2017.tde-07072017-154937
Documento
Autor
Nombre completo
Roberto Votta
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia (Presidente)
Andre, Clóvis Afonso de
Mello Filho, Silvio Ferraz
Penha, Gustavo Rodrigues
Shimabuco, Luciana Sayure
Título en portugués
O serialismo lírico de Luigi Dallapiccola: uma análise dos processos composicionais aplicados à ópera II Prigioniero (1944-1948)
Palabras clave en portugués
análise musical
coleções octatônicas
composição musical
conjuntos octatônicos
dodecafonismo
drama
Il Prigioniero
Luigi Dallapiccola
ópera
serialismo
Resumen en portugués
O principal objetivo desse trabalho é observar como o compositor italiano Luigi Dallapiccola trabalha, cria e manipula o material musical, as séries e seus desdobramentos, na composição da ópera Il Prigioniero. Por se tratar de uma obra conduzida por um percurso dramático, a análise também envolve, quando necessário, aspectos narrativos, dramatúrgicos, cenográficos e, consequentemente, psicológicos - ao abordar os personagens e suas interações na história. Durante a pesquisa, foram revelados processos composicionais idiossincráticos na maneira como Dallapiccola trabalha o serialismo, em particular, quando o compositor deriva coleções octatônicas de séries dodecafônicas, criando complexos harmônicos e melódicos, inter-relacionando materiais de natureza aparentemente antagônicas. A fim de demonstrar com a maior clareza possível a diversidade de materiais e técnicas utilizadas na criação da ópera, diferentes ferramentas analíticas foram aplicadas, muitas vezes de maneira complementar, durante as análises musicais. O trabalho está dividido em três capítulos sequenciais, além da introdução e das conclusões finais: o primeiro capítulo, introduz, de modo geral, a obra e o desenvolvimento técnico do compositor durante sua vida profissional; o segundo capítulo, aborda a construção dos materiais que alicerçam a composição da ópera; e o terceiro capítulo, expõe a maneira como o compositor cria e desenvolve a composição dramático-musical da ópera.
Título en inglés
The lyrical serialismo of Luigi Dallapiccola: an analysis of the compositional processes os the opera 'Il Prigioniero' (1944-1948)
Palabras clave en inglés
drama
Il Prigioniero
musical analysis
musical composition
octatonic collections
octatonicism Luigi Dallapiccola
opera
serialism
twelve-tone
Resumen en inglés
The main goal of this work is observing how the Italian composer Luigi Dallapiccola works, creates and manipulates the musical material, the series and its unfolding, in the composition of the opera "Il Prigioniero". Because it is a dramatic work, the analysis also involves, when necessary, narrative, dramaturgical, scenographic and, consequently, psychological aspects - in approaching the characters and their interactions in history. During the research, idiosyncratic compositional processes were revealed in the way Dallapiccola works serialism when the composer derives octatonic collections from dodecaphonic series, creating harmonic and melodic complexes, interrelating antagonistic materials. To demonstrate as clearly as possible, the diversity of materials and techniques used in the creation of the opera, different analytical tools were applied, often in a complementary way, during the musical analyzes. The work is separated into three sequential chapters, in addition to the introduction and final conclusions: the first chapter introduces, in a general way, the work and technical development of the composer during his professional life; The second chapter deals with the construction of the materials that sustain the composition of the opera; And the third chapter, exposes the way the composer creates and develops the dramatic-musical composition of opera.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ROBERTOVOTTAVC.pdf (12.22 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-07-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.