• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2012.tde-07032013-161950
Documento
Autor
Nombre completo
Alexandre Sperandéo Fenerich
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira (Presidente)
Caesar, Rodolfo
Costa, Rogério Luiz Moraes
Mannis, José Augusto
Palombini, Carlos Vicente de Lima
Título en portugués
A inscrição da intimidade na Symphonie pour un homme seul
Palabras clave en portugués
A voz no rádio
Escuta da intimidade
Música concreta
Pierre Schaeffer
Representação musical
Resumen en portugués
Este trabalho tem o objetivo de marcar uma viés de recepção sugerido por uma das obras mais representativas da musique concrète: a Symphonie pour un Homme Seul. Propõe delimitar, através da abordagem especificamente desta obra, a poética do uso da voz e dos sons corporais nesta prática musical que sofreu uma influência direta da criação dramática radiofônica por via do desvio do ambiente de criação do rádio para a música, efetuado por seu criador, Pierre Schaeffer. O viés da recepção levantado na obra e destacado pela pesquisa consiste em uma Escuta da Intimidade, conceito que se refere a um vetor de identificação na escuta trazido por via de traços sonoros deixados pelas manifestações do corpo e inscritos na obra. Este vetor pode se dar, seja por uma noção imaginária de proximidade entre a emissão virtual dos sons e o lugar da escuta, seja pela sugestão de uma intencionalidade no ouvinte que toma por seus os sons escutados, como se os tivesse emitido. Estes traços da intimidade são trazidos pela influência da poética radiofônica e são inscritos de forma contínua no seu suporte - a gravação sonora. A partir da análise das estratégias composicionais de um dos movimentos da obra, Erotica, e da comparação de seu original com uma versão realizada em performance, espera-se salientar as particularidades de sua inscrição sonora, as quais decorrem na escuta da intimidade que pontuamos aqui.
Resumen en inglés
Our aim in this work is to point out a possible strategy of reception enabled by one of the most representative works of Musique Concrète: the Symphonie pour un homme seul. It also proposes to understand the use of a "poetics of the voice" and of bodily sounds in such musical practice, which are the result of the influence of the radiophonic drama via a departure from the media of radio to music operated by its creator, Pierre Schaeffer. The specific strategy of reception brought by the Symphonie and pointed out in our work consists in a Listening of Intimacy. This concept refers to a kind of listening that identifies bodily traces left inscribed in the music. This vector of listening can be seen as much as an imaginary proximity between the sounding sources and the listener´s position, as a suggestion of an intentionality on the listener, which takes as yours the sounds he listened as if they came from his own emission. Those intimacy traces are brought together by the influence of the radiophonic poetics and are inscribed in the material support of the works - the audio recording. From the analysis of one of the movements of the piece, Erotica, and the comparison of the orginal version with a transcription for performance with live musicians, we hope to put forward the specificities of its (sound inscription, which results on the listening of intimacy that we hereby present. viii
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-03-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.