• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-06092019-115619
Documento
Autor
Nombre completo
José de Carvalho Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia (Presidente)
Votta, Roberto
Albuquerque, Joel Miranda Bravo de
Título en portugués
Fantasia para saxofone soprano e pequena orquestra, de Villa-Lobos (1948): aspectos contextuais e análise estrutural do primeiro movimento
Palabras clave en portugués
Análise Musical
Fantasia para Saxofone
Música Pós-Tonal
Simetria em Música
Villa-Lobos
Resumen en portugués
Esta pesquisa propõe, por intermédio da análise musical, evidenciar e avaliar a contribuição de Villa-Lobos a partir da utilização de uma linguagem musical pós-tonal em seu último período criativo (1948-1959), a partir da recorrência do uso de simetrias como elementos estruturais e cadenciais no primeiro movimento da Fantasia para saxofone soprano e pequena orquestra. No que tange ao transitar de Villa-Lobos entre a música de tradição clássica e outras linguagens, no Capítulo 2, é exposto e discutido um significativo paralelo com a obra Blue Rondo A La Turk, de D. Brubeck (1959), sugerindo uma possível troca de influências entre Villa-Lobos e o jazz estadunidense (cool jazz) das décadas de 1950-60. Propõe-se, também, sob a perspectiva contextual, como parte do escopo dessa pesquisa, a reflexão sobre qual seria a raiz para as motivações de Villa-Lobos ao incluir o saxofone em uma parte significativa de sua obra, a ponto de torná-lo um dos compositores brasileiros que mais escreveu para o instrumento no século XX. No que diz respeito às questões contextuais em torno da obra de Villa-Lobos, serviram-nos de base os estudos de Andrade (1972), Béhague (1994), Horta (1986), Kiefer (1981), Mariz (1989), Paz (2004), Peppercorn (2000), Soares (2001) e Silva (2011). Para as questões impossibilitadas de análise de acordo com os padrões tonais, utilizamos como referência a teoria dos conjuntos a partir dos estudos de Forte (1973) e Straus (2013). Em relação a simetrias, serviram de base os trabalhos de Salles (2009; 2016) e Visconti (2016). Referente à gestualidade cadencial, como base, os estudos de Dudeque (2013; 2017) e Salles (2010; 2016). Sobre as relações de Villa-Lobos com os elementos composicionais da música Pós-Tonal, serviram-nos de referência os estudos de Salles (2009; 2016), Piedade (2015), Antokoletz (1992), Albuquerque (2014), Nery Filho (2012), Kiefer (1981), Coelho de Souza (2010), Kostka (2006; 2012) e Wisnik (1997). Para a compreensão do processo de aproximação e apropriação dos elementos da música clássica, por compositores do jazz, utilizamos os estudos de Pinto (2011), Calado (1990), Carneiro (1986), Berendt (1987), Ramsey (1989), Race (1962), Schuller (1986; 1989) e Vanderheyden (2010).
Título en inglés
Fantasia for soprano saxophone and small orchestra by Villa- Lobos (1948): contextual aspects and structural analysis of the first movement.
Palabras clave en inglés
Fantasia for Saxophone
Musical Analysis
Post-Tonal Music
Symmetry in Music
Villa-Lobos
Resumen en inglés
This research proposes, through musical analysis, to evidence and evaluate the contribution of Villa-Lobos from the use of a post-tonal musical language in his last creative period (1948- 1959), from the recurrence of the use of symmetries as structural and cadential elements in the first movement of Fantasia for soprano saxophone and small orchestra. As for Villa-Lobos's transition from classical music to other languages, in Chapter 2, a significant parallel is exposed and discussed with the work Blue Rondo A La Turk of D. Brubeck (1959), suggesting a possible villalobian influence on American jazz (cool jazz) from the 1950s-60s. As part of the scope of this research, it is also proposed from a contextual perspective the reflection on what would be the root of Villa-Lobos's motivations by including the saxophone in a significant part of his work, to the point of making it one of the Brazilian composers who most wrote for this instrument in the 20th century. As far as the contextual issues surrounding Villa-Lobos's work are concerned, the studies of Andrade (1972), Béhague (1994), Horta (1986), Kiefer (1981), Mariz (1989), Paz (2004), Peppercorn (2000), Soares (2001) and Silva (2011) were our basis. For the questions that are impossible to analyze according to the tonal patterns, we used as a reference the set theory from the studies of Forte (1973) and Straus (2013). In relation to symmetries, the works of Salles (2009; 2016) and Visconti (2016) served as a basis. Regarding the cadential gestuality, as a basis, the studies of Dudeque (2013; 2017) and Salles (2010; 2016). On Villa-Lobos's relations with the compositional elements of Post-Tonal music, the studies of Salles (2009; 2016), Piedade (2015), Antokoletz (1992), Albuquerque (2014), Nery Filho (2012), Kiefer (1981), Coelho de Souza (2010), Kostka (2006; 2012) and Wisnik (1997) were used as a reference . For the understanding of the process of approximation and appropriation of the elements of classical music by jazz composers, we used the studies of Pinto (2011), Calado (1990), Carneiro (1986), Berendt (1987), Ramsey (1989), Race (1962), Schuller (1986, 1989) and Vanderheyden (2010).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-09-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.