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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-06032013-162237
Documento
Autor
Nome completo
Luciano de Freitas Camargo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Ricciardi, Rubens Russomano (Presidente)
Contier, Arnaldo Daraya
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia
Título em português
O discurso sinfônico de Chostakovitch - estudo analítico das sinfonias n. 4 e 5
Palavras-chave em português
Análise Musical
Chostakóvitch
Música do Século XX
Música Russa
Música Sinfônica
Música Soviética
Realismo Socialista
Resumo em português
Este trabalho apresenta um estudo comparativo das Sinfonias n° 4 e 5 de Dmitri Chostakovitch, analisando as características das duas obras à luz dos acontecimentos que separam a composição das duas sinfonias, em especial o banimento da obra do compositor a partir da publicação do artigo Caos em vez de música em caráter oficial no jornal Pravda em 1936, motivado pelo comparecimento de Stálin à uma apresentação da ópera Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk. Este trabalho propõe-se a realizar uma análise que possa evidenciar os diferentes aspectos do impacto da perseguição governamental no discurso musical de Chostakovitch e sua significação para a música do século XX.
Palavras-chave em inglês
Music of the 20th century
Musical Analysis
Russian Music
Shostakovich
Soviet Music
Sovietic Realism
Symphonic Music
Resumo em inglês
This work presents a comparative study of the Symphonies No. 4 and 5 of Dmitri Shostakovich, analyzing the characteristics of the two works in connection with the events that separated the composition of the two symphonies, especially the ban of his works after the publication of the article Chaos instead music in the official media Pravda in 1936, motivated by the presence of Stalin to a performance of the opera Lady Macbeth of the Mtsensk District. This work intends to show the various aspects of the impact of government persecution in the musical discourse of Shostakovich and its significance to the music of the twentieth century.
 
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LucianoCamargo.pdf (55.49 Mbytes)
Data de Publicação
2013-03-07
 
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