• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-05112014-092753
Documento
Autor
Nombre completo
Fabiana Moura Coelho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira (Presidente)
Faria, Regis Rossi Alves
Garcia, Mauricio Freire
Manzolli, Jonatas
Queiroz, Marcelo Gomes de
Título en portugués
A influência da configuração do trato vocal na sonoridade da flauta
Palabras clave en portugués
acústica
flauta
sonologia
sonoridade
timbre
trato vocal
Resumen en portugués
O presente trabalho busca demonstrar de forma objetiva a influência das diferentes configurações de trato vocal na sonoridade da flauta. As alterações ocorridas na sonoridade do instrumento são, em geral, percebidas empiricamente pelos músicos a partir de imagens mentais acerca da configuração de seu trato vocal. Todavia, não há, entre os flautistas, uma visão mais clara e objetiva dos fenômenos ocorridos para que as alterações de timbre se viabilizem. Isso se deve, em grande parte, ao considerável número de variáveis envolvidas, como o ângulo de incidência do jato de ar no orifício do instrumento, movimentos de mandíbula, pressão do jato, entre outros. Considerando-se que as alterações de timbre são elemento essencial da interpretação musical e compõem não apenas o vocabulário técnico do instrumentista, mas, sobretudo, seu vocabulário criativo e sua sensibilidade musical, foi realizado um experimento que procurou mostrar com maior objetividade o papel do trato vocal nas alterações de timbre da flauta. O experimento consistiu em um aparato composto por um fonte de ar, um tanque/pulmão, modelos de trato vocal, embocadura artificial e o instrumento. Os resultados foram gravados e, posteriormente, analisados e comparados às medidas de impedância dos protótipos de trato vocal construídos para o experimento. Foram também realizadas entrevistas qualitativas com flautistas profissionais e professores com larga experiência na execução e no ensino do instrumento, que agregaram elementos à análise. A partir desses elementos, foram constatadas evidências contundentes de que as diferentes configurações do trato vocal são capazes de modificar a sonoridade da flauta.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
acoustics
flute
sonology
sonority
timbre
vocal tract
Resumen en inglés
The main objective of this research is to objectively demonstrate the influence of changes in the configuration of the vocal tract on the sound of the flute. These alterations are generally noticed empirically by musicians and are represented by mental images of the configuration of the vocal tract. The alterations of the vocal tract configuration are considered an important element of the musical interpretation. Nevertheless, there is not a clear and objective perception among flutists of how the vocal tract works to influence the sound of the flute. This is due to the considerable number of variables that are involved in this process, such as the angle and the pressure of the air jet on the instrument, the movements of the jaw, among others. In order to achieve the proposed objective, we designed an experiment whose main goal was to demonstrate the existence of vocal tract influence on the timbre of the flute. For this purpose we built an artificial blower that enables the elimination of the influence caused by modifications in the shape and position of lips and jaw. The results were recorded and analyzed in comparison with the measurement of the impedance of the prototypes of vocal tract that were built to the experiment. Moreover, we also conducted interviews with professional flutists and professors with extensive experience on the field, to aggregate elements to the final analysis. In conclusion, we were able to assert that there are compelling evidences that the different configurations of the vocal tract are able to modify the sound of the flute.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-11-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.