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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-04112010-144243
Documento
Autor
Nome completo
Cristina Moura Emboaba da Costa Julião de Camargo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Souza, Rodolfo Nogueira Coelho de (Presidente)
Pascoal, Maria Lucia Senna Machado
Ricciardi, Rubens Russomano
Título em português
Criação e arranjo: modelos para o repertório de canto coral no Brasil
Palavras-chave em português
Arranjo Coral
Arranjo de canção popular urbana
Engajamento político da canção
Repertório Coral Brasileiro
Resumo em português
Esta dissertação procurou investigar a criação de obra original e de arranjo de canção como modelos de repertório utilizados pelos corais amadores brasileiros, com ênfase especial no meio universitário paulista, a partir de 1960. Um panorama histórico do século XX na música coral produzida no Brasil tornou-se necessário para localizar alguns dos fatores que determinaram a inserção de arranjos da canção popular urbana, ocorrida entre as décadas de 60 e 90, em especial como decorrência da atuação de alguns compositores do grupo Música Nova. Os dados recolhidos apontam os prováveis fatores que determinaram a inserção do arranjo da canção popular urbana (num momento já posterior aos arranjos de folclore) e revelam seus desdobramentos, como por exemplo, o surgimento de uma nova poética de escrita coral, o novo fazer coral, a inclusão da performance cênica, o predomínio do arranjo sobre as obras originais criadas para coro no repertório coral deste mesmo período e as alterações na interpretação e na vocalidade, que se transformaram para se adequar à nova escrita coral proposta pelos arranjadores deste período. Em alguns casos, tornou-se a grande busca artística de importantes grupos vocais brasileiros. Os resultados obtidos destacam a atuação de três arranjadores que iniciaram este processo: Levy Damiano Cozzella, Samuel Kerr e Marcos Leite. Nesta pesquisa serão também apontadas algumas das principais diferenças entre as linhas desenvolvidas por esses arranjadores e as influências que elas tiveram na atividade coral paulista e carioca no período, com desdobramentos que alcançam os dias de hoje. Procuraremos também verificar os fatores que levaram os corais a se afastarem das obras originais criadas para o coro no Brasil neste mesmo período, uma vez que o arranjo da canção popular urbana aos poucos foi se tornando uma busca artística, pedagógica e em alguns casos política, tanto dos regentes como dos coralistas.
Título em inglês
Criação e arranjo: modelos para o repertório de canto coral no Brasil
Palavras-chave em inglês
Arrangement of urban folk song
Brazilian Choral Repertoire
Choral Arrangement
Song political engagement
Resumo em inglês
This thesis sought to investigate the creation of original works and arrangements as models for the repertoire used by Brazilian amateur choirs, with special emphasis on the Choir of the University of São Paulo, since 1960. A historical overview of twentieth-century choral music produced in Brazil was necessary to identify some of the factors that determined the inclusion of arrangements of popular urban song, in the repertoire occurred throughout the 60s and 90s, particularly as a result of the actions of some composers of the Grupo Música Nova (New Music Group). The collected data show the likely factors that led to the prevalence of arrangements of urban folk songs (at a period that follows the trend of arrangements of folklore materials). They also, show its consequences, such as the emergence of a new poetic of choral writing, the inclusion of theatrical performances, the little interest arose by the original works for choir composed at that same period and finally, the changes in the interpretation and vocal techniques which turned to fit the new choral writing of the period. In some cases, it became the great artistic search of important Brazilian vocal groups. The results of the research show also the fundamental contribution of three arrangers who started this process: Damiano Cozzella Levy, Samuel Kerr and Marcos Leite. This research also points out some key differences between the styles developed by these arrangers and the influence they had on the choral activity in Sao Paulo and Rio de Janeiro at that period. The effects of the models that they propose reach this day. We also examined factors that led most of the choral groups, to ignore the original works created for choir in Brazil at the same period, since the arrangement of popular urban songs gradually became the prevailing artistic research, teaching method and sometimes political, tool by both conductors and singers.
 
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5979961.pdf (10.53 Mbytes)
Data de Publicação
2010-11-09
 
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