• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2017.tde-01022017-111037
Documento
Autor
Nombre completo
Noara de Oliveira Paoliello
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Lucas, Monica Isabel (Presidente)
Barros, Cassiano de Almeida
Kühl, Paulo Mugayar
Monteiro, Eduardo Henrique Soares
Videira Junior, Mario Rodrigues
Título en portugués
Telemann e a França: gênero e estilo nos quartetos de Telemann e a inovação dos Nouveaux Quatuors
Palabras clave en portugués
conversação
estilo
gênero
quarteto
Telemann
Resumen en portugués
A relação de Georg PhilippTelemann (1681-1767) com o gosto francês remonta ao início das atividades musicais do compositor, com ponto alto em sua viagem a Paris (1737), se estendendo até o final de sua vida. Esta pesquisa investiga as categorias de quartetos setecentistas a partir das definições de Scheibe (1740) e Quantz (1752), traçando o percurso dos gêneros e estilos nos quatuors de Telemann - com ênfase nos Nouveaux Quatuors (Paris, 1738). Este trabalho dá especial atenção ao estilo de conversação, ou diálogo - mencionado por Brossard (1708) e Mattheson (1739) - em contraste com os quartetos sonata em estilo contrapontístico anteriores. No que se refere ao estilo, caráter e função (delectare), o gênero de conversação encontra eco nos textos franceses setecentistas que tratam da arte da conversação galante em voga nos salões franceses no séc. XVIII. Propõe-se estudar mais profundamente os gêneros e estilos nos quartetos de Telemann, abordando desde seus primeiros, não publicados, a suas últimas coleções (publicadas em Hamburgo e em Paris), a fim de investigar como o compositor foi gradativamente desenvolvendo novas maneiras de compor a 4.
Título en inglés
Telemann and France - Genre and Style in Telemann's quartets and the innovation of the Nouveaux Quatuors
Palabras clave en inglés
conversation
genre
quartet
style
Telemann
Resumen en inglés
The relationship of Georg Philipp Telemann (1681-1767) with French taste goes back to the beginning of the composer's musical activities, with highlight on his trip to Paris (1737), to the end of his life. This research investigates the categories of eighteenth-century quartets starting from Scheibe (1740) and Quantz (1752) definitions, tracing the route of genres and styles in Telemann's quatuors - with emphasis to Nouveaux Quatuors (Paris, 1738). Special attention is given to the conversational style, or dialogue - mentioned by Brossard (1708) and Mattheson (1739) - in contrast to the previous quartet sonatas in contrapuntal style. With regard to the style, character and function (delectare), the conversation genre is echoed in eighteenth-century French texts dealing with art of gallant conversation in vogue in the French salons in XVIII century. It is proposed to study more deeply the genres and styles in Telemann's quatuors, analyzing from his first, unpublished, to the latest collections (published in Hamburg and Paris) in order to investigate how the composer was gradually developing new ways of composing for 4 voices.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-02-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.