• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-01022017-105225
Document
Auteur
Nom complet
Denise Mayumi Ogata
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Moreira, Adriana Lopes da Cunha (Président)
Miranda, Ronaldo Coutinho de
Pascoal, Maria Lucia Senna Machado
Titre en portugais
Análise musical e processos harmônicos em Concert à quatre, de Olivier Messiaen
Mots-clés en portugais
Análise musical
Messiaen
Processos musicais harmônicos
Resumé en portugais
Esta dissertação desenvolve uma análise musical de Concert à quatre (1990-1991), obra composta por Olivier Messiaen para quatro solistas (flauta, oboé, violoncelo, piano) e grande orquestra, apresentando os procedimentos harmônicos e os principais elementos que caracterizam a linguagem do compositor. Busca identificar e compreender a utilização de conceitos estabelecidos por Messiaen, bem como investigar os processos que estruturam a harmonia de Concert à quatre, priorizando uma abordagem baseada na análise das vozes comuns. Destacando Vingt Leçons d'Harmonie (1951) no interior do levantamento bibliográfico que relaciona estudos sobre a produção bibliográfica do compositor, associa-o com os principais elementos composicionais de Concert à quatre e aborda referenciais que remetem à formação teórico-musical de Messiaen. Utiliza a segmentação por conjuntos e o mapeamento de vozes comuns em sucessões de acordes como ferramentas analíticas. O resultado da análise demonstra como os Modos de Transposições Limitadas e seus subconjuntos estruturam a obra, concomitante à ocorrência de breves tonicizações e à formação de centros referenciais harmônicos, evidenciando alturas e intervalos recorrentes. Além disso, destaca o uso dos elementos finalizadores de seções e os constituintes de trechos transitórios, os quais consolidam a sonoridade gerada pelas seções.
Titre en anglais
Musical analysis and harmonic processes in Concert à quatre, by Olivier Messiaen
Mots-clés en anglais
Messiaen
Musical analysis
Musical harmonic processes
Resumé en anglais
This work develops a musical analysis of Concert à quatre (1990-1), a work for four soloists (flute, oboe, cello, piano) and large orchestra, by Olivier Messiaen, presenting the harmonic procedures and the main elements that characterize his compositional language. Seeks to identify and understand the use of concepts established by Messiaen, as well as investigate the processes that structure Concert à quatre harmony getting priority to an approach based on analysis of common voices. Highlighting Vingt Leçons d'Harmonie (1951) within the literature that relates studies on the bibliographic production of the composer, it associates this production with the main compositional elements of Concert à quatre and addresses references that refer to Messiaen's theoretical and musical studies. It uses sets segmentation and mapping common voices chord sequences as analytical tools. The analysis shows how the Modes of Limited Transposition and its subsets structure the work, being concurrent with the occurrence of brief tonicizations and forming harmonic reference centers, showing classes and recurring intervals. Furthermore, it emphasizes the use of the elements that are finishers constituent sections and transient portions, looking forward to consolidate the sound generated by each section.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-02-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.