• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2017.tde-31102017-145052
Document
Auteur
Nom complet
Julia Guimarães Mendes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Telesi, Silvia Fernandes da Silva (Président)
Costa, Felisberto Sabino da
Ramos, Luiz Fernando
Bernal, Óscar Cornago
Costa Filho, José da
Titre en portugais
Teatros do real, teatros do outro: os atores do cotidiano em cena contemporânea
Mots-clés en portugais
Alteridade
Atores do cotidiano
Público
Teatralidade expandida
Teatros do real
Resumé en portugais
Esta tese se propõe a investigar as potencialidades estéticas e críticas vinculadas à presença dos atores do cotidiano no âmbito das artes cênicas contemporâneas, com recorte em criações produzidas no Brasil e na Europa neste início de século XXI. O termo compreende pessoas que não necessariamente possuem formação artística e são convidadas a participar de uma criação a partir de uma perspectiva autorreferencial. Parte-se da hipótese de que a incorporação dos atores do cotidiano colabora para alterar o próprio "regime de visibilidade" (RANCIÈRE, 2009) dos corpos e subjetividades no âmbito das artes cênicas, ao ampliar as possibilidades sobre quem pode atuar no teatro e na dança. A partir do diálogo com os conceitos de teatros do real (SAISON, 1998; FERNANDES, 2010; MARTIN, 2013), teatralidade expandida (DIÉGUEZ, 2014; SÁNCHEZ, 2015) e teatralidade do público (CORNAGO, 2015), a pesquisa centra-se na análise da trajetória e de obras específicas de artistas da cena contemporânea que se destacam pelo trabalho com os atores do cotidiano, como o diretor francês Jérôme Bel, a brasileira Cia. Hiato, o coletivo suíço-alemão Rimini Protokoll e o diretor catalão Roger Bernat. A partir dessa análise, são traçadas algumas potencialidades vinculadas aos trabalhos, com destaque para a subversão de tradicionais códigos cênicos da representação, a intensificação da partilha de experiências com o espectador, a aproximação das artes cênicas com os campos da realidade e do cotidiano, a problematização de questões relativas à alteridade, a irrupção de uma teatralidade do coletivo, a projeção de espelhamentos com o público e sua participação na obra e, finalmente, o diálogo com o contexto onde o espetáculo acontece. Esse tipo de participação reflete um modo específico de expansão de linguagem do teatro e da dança. E mostra como a presença dos atores do cotidiano colabora para transformar as "maneiras de fazer" e os "modos de pensabilidade" (RANCIÈRE, 2009) das artes cênicas contemporâneas.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Actors of everyday life
Audience
Expanded theatricality
Otherness
Theatres of the real
Resumé en anglais
This thesis aims to investigate the aesthetic and critic potentialities related to the presence of the actors of everyday life in the context of contemporary performing arts, addressing creations produced in Brazil and Europe at the beginning of 21st century. The term includes people who do not necessarily have artistic training and are invited to take part in current creations from a self-referential perspective. We start from the hypothesis that the incorporation of actors of everyday life collaborate to change the "regime of visibility" (RANCIÈRE, 2009) of bodies and subjectivities in the context of performing arts, by broadening the possibilities about who acts in theatre and dance. From the dialogue with the concepts of theatres of the real (SAISON, 1998; FERNANDES, 2010; MARTIN, 2013), expanded theatricality (DIÉGUEZ, 2014; SÁNCHEZ, 2015), and audience theatricality (CORNAGO, 2015), this research focuses on the analysis of the trajectory and of specific works of artists from the contemporary scene who stand out by their work with actors of everyday life, such as French director Jérôme Bel, the Brazilian Cia. Hiato, the Swiss-German collective Rimini Protokoll, and Catalan director Roger Bernat. From this analysis, we outline some some potentialities linked to their works, focusing on the subversion of traditional theatrical codes of representation, the intensification of experience sharing with the spectator, the approach of the performing arts with the fields of reality and everyday life, the questioning of issues relating to otherness, the irruption of a theatricality of the collective, the projection of mirrors with the audience and its participation in the work, and, finally, the dialogue with the context in which the spectacle takes place. That kind of participation reflects a specific way with which theatre and dance have been working their language expansion. And it shows how the presence of everyday actors collaborates to transform the "ways of doing" and the "ways of thinking" (RANCIÈRE, 2009) of the contemporary performing arts.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-10-31
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.