• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2017.tde-30052017-142002
Documento
Autor
Nombre completo
Carolina Camargo de Nadai
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Bastos, Maria Helena Franco de Araujo (Presidente)
Betti, Maria Silvia
Camargo, Andréia Vieira Abdelnur
Katz, Helena Tânia
Salles, Cecília Almeida
Título en portugués
Gambiarração: poéticas em composição coreográfica
Palabras clave en portugués
Dança
Gambiarra
Modo operativo
Performance
Resumen en portugués
A hipótese aqui construída é que a partir da noção de gambiarra, pode-se entender a gambiarração como um modo do corpo operar dispositivos para a composição em dança. Deste modo, se faz relevante pensar acerca das práticas cotidianas, vistas em Michel de Certeau como produções poéticas que desencadeiam formulações acerca das relações imanentes à produção de gambiarras, assim como possibilitam perceber uma potência para a criação de procedimentos e ações voltados à composição artística. No âmbito das composições coreográficas, o método de Composição em Tempo Real, em desenvolvimento pelo coreógrafo português João Fiadeiro desde o início da década de 1990, e o Modo Operativo AND, estruturado pela antropóloga Fernanda Eugénio, foram os responsáveis por partilharem sentidos que compõem com o tema gambiarra, contribuindo para a pesquisa em seu desdobramento teórico-prático. Assim, a noção de gambiarração surge como um estado-ação do e no corpo, percepções que são também modos de fazer ou de ser que operam à semelhança das gambiarras, a partir do improviso, da capacidade de agenciar ações em tempo real, de lidar com acidentes, com a instabilidade e precariedade e com a suficiência daquilo que há em determinada circunstância compositiva. Identificamos no pensamento de Baruch Spinoza e Gilles Deleuze (e Félix Guattari) modos de perceber afetos, corpo, experiência e composição, que fortalecem essa proposição artística.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Dance
Gambiarra
Operating modes
Performance
Resumen en inglés
The hypothesis here constructed is that from the notion of gambiarra, gambiarração can be understood as a way for the body to operate devices for dance composition. In this way, it becomes relevant to think about the daily practices, seen in Michel de Certeau as poetic productions that trigger formulations about the immanent relations to the production of gambiarras, as well as make possible to perceive a power for the creation of procedures and actions directed to the artistic composition. Within the framework of choreographic compositions, the Real Time Composition method, developed by the portuguese choreographer João Fiadeiro since the beginning of the 1990s, and the AND Operational Mode, structured by the anthropologist Fernanda Eugénio, were responsible for sharing senses that compose with The subject gambiarra, contributing to the research in its theoretical-practical unfolding. Thus, the notion of gambiarração appears as a state of action of and in the body, perceptions that are also ways of doing or of being that operate in the likeness of gambiarras, from the improvisation, the ability to act actions in real time, to deal With accidents, with instability and precariousness and with the sufficiency of what there is in a certain compositional circumstance. We have identified in the thinking of Baruch Spinoza and Gilles Deleuze (and Félix Guattari) ways of perceiving affection, body, experience and composition, which strengthen this artistic proposition.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-06-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.