• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2008.tde-30042009-095757
Documento
Autor
Nome completo
Cristiane Layher Takeda
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Telesi, Silvia Fernandes da Silva (Presidente)
Bezerra, Paulo Azevedo
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Santos, Maria Thais Lima
Vallim, Mariangela Alves de Lima
Título em português
Minha vida na arte de Konstantin Stanislavski: os caminhos de uma poética teatral
Palavras-chave em português
Atores
Autobiografia
Stanislavski
Teatro russo
Resumo em português
Konstantin Stanislavski é considerado um dos pilares do teatro moderno. Ator, encenador, pedagogo, pesquisador e teórico teatral, ele transformou o teatro de sua época e sua obra lançou as bases para o treinamento e formação de atores, a primeira sistematização da arte do ator no ocidente, que ficou conhecida como o sistema Stanislavski. Minha vida na arte de Konstantin Stanislavski: os caminhos de uma poética teatral propõe investigar a autobiografia de Stanislavski, publicada na Rússia em 1926. Além do percurso de uma experiência artística incomum, esse primeiro livro stanislavskiano apresenta as etapas de formação e os elementos que articulam seu pensamento artístico. Apesar da riqueza das informações que o relato apresenta, Minha vida na arte é um texto pouco analisado, visto que a esmagadora maioria dos estudos teatrais dedica-se à exegese do sistema Stanislavski. A presente pesquisa retoma a autobiografia e cria um espaço de observação e análise, colocando-a no centro da reflexão e considerando-a como um texto fundamental que guarda em si uma chave de acesso para a compreensão do projeto artístico-pedagógico de Konstantin Stanislavski, bem como de sua teoria teatral exposta em livros posteriores. O trabalho discute, em um primeiro momento, a trajetória dos escritos stanislavskianos, em seguida apresenta as circunstâncias que envolveram a gênese, a publicação e a transmissão da autobiografia e, finalmente, propõe o exame do texto de Minha vida na arte. A pesquisa está inserida no campo dos estudos stanislavskianos que se dedicam à releitura da obra e do legado do mestre russo.
Título em inglês
Minha vida na arte de Konstantin Stanislavski: os caminhos de uma poética teatral
Palavras-chave em inglês
Actors
Autobiography
Konstantin Stanislavski
Russian Theatre
Resumo em inglês
Konstantin Stanislavskis work is considered a fundamental reference of the modern theatre. He was an actor, metteur en scène, pedagogue and theatre theoretician whose works launched the basis of a training program for actors called all over the world as the Stanislavski system. The research Konstantin Stanislavskis My life in art: the paths of a theatre poetics proposes an analysis of Stanislavskis autobiography published in Russia in 1926. Besides an uncommon artistic experience, his first book presents the principles of his work and creative thinking. A better comprehension of Stanislavskis artistic project will allow a different reading of his later books and legacy.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
609919.pdf (1.26 Mbytes)
Data de Publicação
2009-05-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.