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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2017.tde-29082017-134603
Documento
Autor
Nome completo
Gustavo Garcia da Palma
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Ramos, Luiz Fernando (Presidente)
Peláez, Francisco Javier Ropero
Katz, Helena Tânia
Lopes, Elisabeth Silva
Souza, Altay Alves Lino de
Título em português
Estados de presenças poéticas mapeadas pela técnica de Eletroencefalografia (EEG) e pela frequência cardíaca (BPM) e uma proposta de criação performativa por meio do sensoriamento neurofisiológico ao vivo
Palavras-chave em português
Dramaturgia Digital
EEG-Arte
Estados de Presença
Neurociência e Computação Afetiva
Performatividade
Trabalho do Ator
Resumo em português
Existem padrões de estados neurofisiológicos que caracterizam diferentes genealogias performativas? Existem regras que condicionam as relações gramaticais entre tais estados e determinam a criação poética? Como as tecnologias de sensoriamento biométrico, especialmente o Eletroencefalograma (EEG) e o Oxímetro (batidas por minuto - BPM) podem ajudar a compreender as presenças poéticas e a criação no teatro de dramaturgia digital? Afinal o que são estados de presença e como eles se relacionam para criar performances poéticas? Este estudo apresenta um mapeamento de estados de presença poética por meio da tecnologia de Eletroencefalografia (EEG) e da captação de frequência cardíaca (BPM), e uma proposta de criação em que o EEG atua como interface cérebro-máquina (ICC) para o acionamento de fluxos poéticos audiovisuais através do biosensoriamento (emoções, expressões faciais e padrões neurais intencionais) durante a performance ao vivo (Performance Objeto Descontínuo). Uma leitura complementar aos estudos cognitivos no campo da performatividade é proposta discutindo princípios relevantes para o entendimento das relações entre emoções, decisões, regulagem sensorial, memória e percepção no trabalho do ator/intérprete/performer sob a perspectiva da neurocomputação afetiva e das tecnologias de biosensoriamento (EEG e BPM). Pistas encontradas de padrões neurofisiológicos ajudam a delimitar estados de presenças poéticas e caracterizam diferentes genealogias performativas, parametrizadas por meio de recortes históricos/procedimentais, neurofisiológicos, self-reportings e dramatúrgicos. Por meio da criação de uma Interface de Gravação e Identificação de Estados de Presença Poética, que implementa uma rede de neurônios artificiais, e de um mecanismo computacional denominado de Ator Virtual, que permite o computador se adaptar à condição de estresse da performance ao vivo (Dramaturgia Digital), ficaram demonstradas evidências de uma Gramática Operativa de Estados e foram revistos princípios importantes sobre o papel das emoções no trabalho do ator.
Título em inglês
States of poetic presence mapped through Electroencephalography (EEG) and Oximeter (BPM) and a performative proposition by means of live neurophysiological sensing
Palavras-chave em inglês
Actor's Work
Digital Dramaturgy
EEG-Art
Neuroscience and Afective Computing
Performativity
States of Presence
Resumo em inglês
Are there patterns of neurophysiological states that characterize different performative genealogies? Are there rules conditioning grammatical relations between states which may determine poetic creations in the theater? How can biometric sensing technologies, especially Electroencephalography (EEG) and the Oximeter (BPM), help to understand poetic presences of the actor and thus assist in creating a theater of digital dramaturgy? This study presents a mapping of states of poetic presences through EEG and BPM technology, and describes the creation of the performance Discontinuous Object, in which EEG acts as a brain machine interface (BMI) for the activation of audiovisual poetic flows through biosensing processes (screening of emotions, expressions and intentional neural patterns). A complementary reading of cognitive studies in the field of performativity is proposed, discussing principles relevant to the understanding of the relationships between emotions, decisions, sensory regulations, memories and perceptions in the actor's work from the perspective of affective neurocomputing and biosensing. The neurophysiological patterns found help to delimit the concept of states of poetic presences and characterize different performative genealogies parameterized through historical, procedural, neurophysiological and dramaturgical accounts, which demonstrate evidences of an Operative Grammar of States in the performers's work. Important principles concerning the role of emotions for the actor were reviewed through the creation of an artificial neuron network (Interface of Capturing and Identifying States of Poetic Presence) and of a computational mechanism (Virtual Actor) that allow the computer to adapt to the stress condition of a live performance (Digital Dramaturgy).
 
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Data de Publicação
2017-08-29
 
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