• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-27022015-163239
Documento
Autor
Nome completo
Letícia Maria Olivares Rodrigues
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Pereira, Sayonara Sousa (Presidente)
Rocha, Veronica Fabrini Machado de Almeida
Velardi, Marilia
Título em português
Em um corpo só - crônica de uma atriz-pesquisadora em contato com a tradição do Odin Teatret
Palavras-chave em português
Antropologia Teatral
Autonomia do ator
Presença cênica
Tradição dos atores do Odin Teatret
Treinamento
Resumo em português
A presente pesquisa, de cunho teórico-prático, apresenta o registro dos procedimentos de preparação técnica e montagem do diretor e atores do Odin Teatret segundo a ótica da Antropologia Teatral e persegue as noções de presença cênica e autonomia do ator. A partir da vivência da tradição de seus atores e documentação realizada em campo sobre treinamento e criação por eles difundidos, são selecionadas, descritas e experimentadas técnicas aplicadas na preparação pré-expressiva e em uma composição cênica pessoal. Na revisão de literatura, estabelece o diálogo com a linhagem de diretores-pedagogos do século XX, como Stanislavski e Grotowski e com estudiosos e críticos da Antropologia Teatral. Na aproximação com o conceito de presença, traz Hans Ulrich Gumbrecht para introduzir as noções de dramaturgia usadas por Eugenio Barba. Os registros e análises se valem de pressupostos da pesquisa qualitativa por meio da autoetnografia para sua organização. A identificação dos procedimentos mapeia as aplicações atualizadas das tradições do Odin Teatret. Por fim evidencia o percurso de personalização dos estímulos, sua aplicação pedagógica e o processo de montagem de materiais na dramaturgia da atriz-pesquisadora. Por meio de seus agentes, a pesquisa permitiu apurar as noções que perseguia sobre o trabalho técnico e o processo de autonomia do ator
Título em inglês
In one body - chronicle of an actress-researcher in touch with the Odin Teatret's traditions
Palavras-chave em inglês
Actors' autonomy
Odin Teatret actor's tradition
Scenic presence
Theatre Anthropology
Training
Resumo em inglês
This research, of a theoretical-practical nature, introduces the register of the technical preparations' proceedings and production of the Odin Teatret director and actors, from the viewpoint of the Theatre Anthropology, and it pursuits the notions of scenic presence and the actors' autonomy. Based on the experience of its actors' tradition, and on a documentation held in fieldwork, about training and creation widespread by them, applied techniques are selected, described and experimented in the pre-expressive preparation and in a personal-scenic composition. In the literature review, it establishes a dialogue with the lineage of directors-pedagogues from the 20th Century, such as Stanislavski and Grotowski, and with scholars and critics of the Theatre Anthropology. In the approximation of the presence concept, it brings Hans Ulrich Gumbrecht to introduce dramaturgy notions used by Eugenio Barba. The registers and analysis rely on assumptions of the qualitative research using autoethnography to its organization. The identification of the proceedings maps the updated applications of the Odin Teatret's traditions. Lastly, it evidences the course of stimuli personalization, its pedagogical application and the material production process in the actress-researcher's dramaturgy. By its agents, the research allowed to ascertain the notions it searched about the technical work and the actor's autonomy process
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-03-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.