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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2015.tde-26062015-161758
Documento
Autor
Nome completo
Elizabeth Maria Nespoli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Faria, Joao Roberto Gomes de (Presidente)
Costa Filho, José da
Carvalho, Flavio Augusto Desgranges de
Salles, Cecília Almeida
Telesi, Silvia Fernandes da Silva
Título em português
Teatro da vertigem: construção poética e recepção. Estudo do campo de tensão que se instaura no encontro da proposição artística com seus receptores
Palavras-chave em português
cena contemporânea
processo de criação
recepção teatral
Teatro da Vertigem
teatro de grupo
Resumo em português
O objeto da presente pesquisa é a recepção teatral. Os métodos e técnicas aqui empregados como o estudo de caso, a observação participativa e a análise indutiva e dedutiva têm como objetivo uma aproximação, de caráter teórico e empírico, do campo de tensão que se instaura quando uma obra teatral é atualizada como evento na percepção dos espectadores. A pesquisa de campo foi realizada entre setembro de 2010 e abril de 2013, por meio do acompanhamento do processo de criação do espetáculo Bom Retiro, 958 metros, do Teatro da Vertigem, seguido de prospecção da atividade receptiva durante toda a temporada. Indaga-se sobre a possível potência do teatro para provocar algum grau de desestabilização no repertório cultural de homens e mulheres urbanos expostos aos múltiplos estímulos da "sociedade excitada" (TÜRCKE), de subjetividades colonizadas pelo capitalismo (CRARY) e de relações organizadas em torno do consumo (BAUMAN). A análise e a problematização dos procedimentos e princípios investidos pelo grupo na criação do dispositivo cênico, em articulação com questões captadas na escuta da recepção e com elementos pinçados do horizonte de expectativa de artistas e receptores, podem contribuir para o debate sobre o lugar do teatro e sua relevância na sociedade contemporânea. Hipótese reforçada pelo reconhecimento de que o vínculo entre teatro e cidade, ou a busca pela "intervenção na imaginação pública" (ARANTES), marca a identidade do chamado teatro de grupo (vertente da cena contemporânea à qual pertence o Teatro da Vertigem), responsável pelo mais recente ciclo de renovação do teatro brasileiro iniciado na década de 1990.
Título em inglês
Teatro da Vertigem: Poetical Construction and Reception. Study of the tension field established at the meeting of artistic proposition with its receptors
Palavras-chave em inglês
contemporary scene
creation process
Teatro da Vertigem
theater group movement
theatrical reception
Resumo em inglês
The object of the present research is theatrical reception. The methods and techniques employed here, like the study of case, participative observation and inductive and deductive analysis, aim to an approach of theoretical and empirical character of the tension field established when a play is updated, as an event in the perception of the spectators. The field research was accomplished between September 2010 and April 2013 through the monitoring of the creation process of the spectacle named Bom Retiro, 958 metros [Bom Retiro, 958 meters], by Teatro da Vertigem [Vertigo Theater], followed by a prospecting receptive activity throughout the season. It inquires about the possible power of theater to trigger some degree of destabilization in the cultural repertoire of urban men and women exposed to multiple stimuli from "excited society" (TÜRCKE), of subjectivities colonized by capitalism (CRARY) and relations organized around consumption (BAUMAN). The analysis and problematization of the procedures and principles invested by the group in creating the scenic apparatus, in conjunction with issues captured on listening to reception and elements taken from the horizon of expectation of artists and receptors of the play, may contribute to the debate about the place theater occupies and its relevance in contemporary society. This hypothesis is reinforced by the recognition that the link between theater and city, or the quest for "intervention in the public imagination" (ARANTES), mark the identity of the theater group movement (trend of contemporary scene to which belongs Teatro da Vertigem), responsible for the latest Brazilian theater renewal cycle started in the 1990s.
 
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Data de Publicação
2015-06-30
 
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