• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2009.tde-25102010-162044
Document
Auteur
Nom complet
Lucia Regina Vieira Romano
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Guinsburg, Jacó (Président)
Chnaiderman, Miriam Schenkman
Miranda, Maria Brígida de
Pallottini, Renata
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Titre en portugais
De quem é esse corpo? - a performatividade do feminino no teatro contemporâneo
Mots-clés en portugais
Gênero feminino
Performatividade
Processos de criação
Teatro
Resumé en portugais
Este trabalho analisa a criação teatral contemporânea das mulheres, questionando a caracterização da obra teatral a partir do recorte de gênero feminino. Para tanto, explora os termos teatro feminino, teatro(s) das mulheres e teatro feminista e suas implicações na crítica e prática teatrais, na cena internacional e nacional. Aponta a necessidade de revisão dos termos, partindo de sua historicização; ressaltando a atual multiplicidade de estratégias e suas poéticas particulares, em especial, nas atuações de algumas performers, das atrizes criadoras integrantes do Odin Teatret e da rede internacional Magdalena Project. Observa ainda o progresso do teatro feminista, nas criações de teatro lésbico, teatro feminista negro e teatro multicultural e questiona a ausência dessas formulações no teatro brasileiro, em paralelo ao enfraquecimento do teatro político nacional. A fim de iluminar o complexo cruzamento entre corporeidade, processos criativos e subjetivação, sugere a constituição de imagens encarnadas, bem como a análise do corpo sexuado no processo de comunicação teatral; projetando a idéia de um teatro do andrógino, capaz de subverter concepções binárias e encorpar a instabilidade das performances de gênero.
Titre en anglais
Whose Body is This? Females Performativity in Contemporary Theatre
Mots-clés en anglais
Creation processes
Female Genre
Performativity
Theatre
Resumé en anglais
This work analyses womens contemporary theatrical creation, inquiring about the characterization of theatrical work, having female genre as an outline. The terms: female theatre, womens theatre(s) and feminist theatre are investigated as well as their implications in theatrical practice and criticism, both in the national and international spheres. A revision of these terms is called for, taking their historicity into account; emphasizing the current multiplicity of strategies and its particular poetics, especially, in the acting of some performers, of the creating actresses who participate in Odin Teatret and of the international chain Magdalena Project. It also examines the development of the feminist theatre, in the creation of the lesbian theatre, the black feminist theatre and the multicultural theatre, calling the absence of such formulations in Brazilian theatre into question, alongside the weakening of the national political theatre. In order to throw light upon the complex interplay of corporality, creative processes and subjectiveness, it suggests the constitution of embodied images, as well as the analysis of sexed body in the process of theatrical communication; proposing the idea of a theatre of the androgynous, capable of subverting binary conceptions and embodying the instabilities of performances of genre.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
1056874.pdf (6.57 Mbytes)
Date de Publication
2010-11-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.