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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-20012015-152056
Document
Auteur
Nom complet
Roberta Carbone
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Betti, Maria Silvia (Président)
Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho
Titre en portugais
O trabalho crítico de João das Neves no jornal Novos Rumos em 1960: perspectivas sobre a construção de um fazer teatral épico-dialético no Brasil
Mots-clés en portugais
-
Resumé en portugais
Esta pesquisa dedica-se ao trabalho teatral de João das Neves, correspondente ao período histórico do processo de politização do Teatro de Arena e de constituição do Centro Popular de Cultura da UNE. Dividida em duas partes, que abordam diferentes fases de sua atuação artística, a primeira analisa a produção crítica de João das Neves e tem como material de estudo as publicações no jornal comunista Novos Rumos, que datam do ano de 1960. A segunda parte refere-se à participação no Centro Popular de Cultura, a partir do final de 1962, e à direção do Departamento de Teatro de Rua do CPC. Por meio de entrevistas, depoimentos e textos dramatúrgicos de sua autoria, bem como de documentos originais do CPC pretendeu-se o registro do posicionamento de Neves em relação ao trabalho cepecista, no sentido de ampliar e aprofundar as visões sobre o tema. Assim, as duas partes deste estudo pretendem documentar a atuação do artista no pré-64, em uma análise que contribua para o entendimento do recente processo cultural brasileiro, a partir da verificação da relevância do pensamento de João das Neves no cenário teatral do período
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
-
Resumé en anglais
This research intends to dedicate to developing a research on the theatrical work of the Brazilian playwright João das Neves, covering the historic period of the politicization of the Teatro de Arena and the constitution of the Centre for Popular Culture of UNE. It is divided into two parts covering the different stages of his artistic work; the first one analyzes the critical activity of João das Neves and consists of a study of the reviews he published in Novos Rumos, an important newspaper of the Brazilian left in the 1960s. The second part covers his experience within the Centre for Popular Culture (CPC) from the end of 1962, and the direction of the department of Street Theatre of CPC. Through interviews, testimonials and dramatic compositions that was made by him as well as the originals documents of CPC. Intends the register of Neves" position relative to the work of CPC, in the meaning to increase and deepen the views about the topic. Therefore, the two parts of this study wants to document the work of João das Neves as an artist in the pre-64 period so as to allow the readers to understand the Brazilian culture of the period, and the relevance of J. das Neves s work in the Brazilian theater world of the period.
 
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ROBERTACARBONEVC.pdf (6.99 Mbytes)
Date de Publication
2015-01-22
 
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