• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-17112017-105454
Documento
Autor
Nombre completo
Danilo Silveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Pereira, Sayonara Sousa (Presidente)
Camargo, Roberto Abdelnur
Moraes, Juliana Martins Rodrigues de
Título en portugués
Entre o orto e o ocaso: o mover insistente como estratégia de sobrevivência na criação em dança
Palabras clave en portugués
continuidade
criação em dança
insistência
permanência
Resumen en portugués
A presente Dissertação se constrói em decorrência de uma investigação sobre como pode se dar o ato da "insistência" na criação em dança. Para tanto, a discussão sobre insistência se desenvolve objetivando olhar para o processo criativo do espetáculo de dança Corpo Desconhecido da bailarina e coreógrafa Cinthia Kunifas. Entre ensaios e apresentações, o espetáculo aqui em questão durou doze anos, e neste tempo contínuo e não urgente, Kunifas insistentemente permaneceu em um mesmo modo de estar e viver a cena a partir de uma questão de origem. Portanto, para desenvolver um argumento sobre a "insistência" na criação em dança, o texto se apoia nas referências teóricas de Jorge de Albuquerque Vieira (2000 e 2006) e Adriana Bitencourt Machado (2001 e 2005), que estudam o conceito de "permanência" da Teoria Geral dos Sistemas. Outra referência trazida para argumentação é o entendimento sobre o processo de criação abordado por Cecília Almeida Salles (2006 e 2011). Por fim, o discurso deste texto se apoia em tais referências almejando pensar a "insistência" como uma estratégia de sobrevivência e como um estado de existência contínua que pode levar o artista ao aprofundamento de sua questão original sem ter pressa para que isto aconteça.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Continuity
Creation in Dance
Insistence
Permanence
Resumen en inglés
This dissertation is constructed as a result of an investigation about how the act of "insistence" in creation in dance can be made. For that, the discussion about insistence is developed aiming at the creative process of the dance spetacle Corpo Desconhecido, interpreted by the dancer and choreographer Cinthia Kunifas. Between rehearsals and presentations, the spetacle focused here lasted for twelve years, and in this continuous and non-urgent time, Kunifas insistently remained in a same way of being and living the scene from an original matter. Therefore, to develop an argument about "insistence" in creation in dance, the text is based on Jorge de Albuquerque Vieira's (2000 and 2006) and Adriana Bitencourt Machado's (2001 and 2005) theoretical contributions, authors who study the concept of "permanence" from the General Theory of Systems. Another reference brought to the argumentation is the understanding about the creation process approached by Cecília Almeida Salles (2006 and 2011). Finally, the discourse of this text is based on such references aiming to think "insistence" as a survival strategy and as a state of continuous existence that can lead the artist to deepen his original question without being in a hurry to make something happen.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
DaniloSilveira.pdf (3.65 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-11-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.