• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-17072018-171002
Documento
Autor
Nombre completo
Renata Cardoso da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Viana, Fausto Roberto Poço (Presidente)
Azevedo, Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro
Moura, Carolina Bassi de
Reis, Angela de Castro
Wajnman, Solange
Título en portugués
Margarida Max: do traje de cena à representação do feminino
Palabras clave en portugués
Companhia Margarida Max
Margarida Max
Representação feminina
Teatro de revista
Traje de cena
Resumen en portugués
Esta pesquisa é uma investigação sobre os trajes de cena utilizados ao longo da vida e carreira da atriz Margarida Max, estrela do teatro de revista, muito famosa no Brasil nas décadas de 1920 e 1930. A partir da definição de uma linha do tempo da vida da atriz, sua atuação profissional foi abordada, traçando-se paralelos com as principais mudanças em relação à emancipação feminina ocorridas nas primeiras décadas do século XX. A investigação dos trajes de cena está centrada principalmente entre os anos de 1925 e 1930, período de produção mais profícuo da Companhia Margarida Max. A hipótese deste trabalho é a de que Margarida Max teria construído sua carreira artística e imagem pessoal em consonância com os ideais de modernidade vigentes à época, de modo que as atividades cênicas que desempenhava como atriz, vedete, cantora, empresária, diretora e figurinista refletiam suas escolhas pessoais e não as de um agenciador ou agente teatral. Acredita-se que uma das ferramentas utilizadas por Margarida Max para abrir espaço na esfera pública e construir uma imagem pessoal estimada foi a capacidade que a atriz tinha para se vestir de acordo com o que era socialmente considerado de bom gosto, além de vestir-se de maneira extravagante e requintada em cena. Foram abordadas questões como as relações entre a figura da vedete e a construção do imaginário feminino, o traje de cena e as estratégias teatrais pertencentes ao universo do teatro de revista e a representação feminina em diversas plataformas, bem como os trajes usados por vedetes e coristas do teatro de revista carioca, na primeira metade do século XX.
Título en inglés
Margarida Max: from theater costumes to women's representation
Palabras clave en inglés
Margarida Max
Margarida Max's Company
Revue theater
Theater costumes
Women's representation
Resumen en inglés
This research is an investigation about costumes used throughout the life and career of Margarida Max, a famous Brazilian revue's star in the 1920s and 1930s. Starting from a timeline of the actress's life, her professional performance was approached and related with the main changes on women's emancipation ocurred in the first decades of the 20th century. The costume's investigation is mainly focused between 1925-1930, the most plentiful period of Margarida Max's Company. The hypothesis of this thesis is that Margarida Max would have built her artistic career and her personal image in the basis of the then current ideals of modernity; therefore, her artistic performance as actress, star, singer, business woman, director and costume designer reflected her personal choices, and not those of an agent. It is believed that Margarida Max's hability of dressing both fashionably and according with social parameters, as well as dressing lavishly on stage was used as a tool to get space in the public sphere and to build for herself an image of value. This research also adresses the relations between the starlet figure and the building of female social imaginary; revue's costumes and strategies; and women's representation on several platforms, as well as costumes used by starlets and chorus girls at revue theater from Rio de Janeiro, during the first half of the 20th century.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-07-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.